Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da COVID-19: Evidências empíricas no Brasil
DOI:
10.14211/regepe.esbj.e2240Palavras-chave:
Empreendedorismo, Valores Humanos, Adaptabilidade Cognitiva, COVID-19Resumo
Objetivo: Investigar expectativas empresariais frente à pandemia da COVID-19, por meio de evidências empíricas de práticas comerciais no Brasil durante o início do período de distanciamento social. Também, buscou-se testar a adaptabilidade cognitiva e os valores humanos como preditores do processo de tomada de decisão e testar se o contágio com COVID-19 ou a proximidade com a doença influenciou esses constructos. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com uma amostra não probabilística de 313 empreendedores brasileiros, em que foram aplicados quatro instrumentos de pesquisa. Procederam-se análises descritivas e multivariadas (p.ex., análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla). Relevância/originalidade: O estudo contribui para compreender os processos de tomada de decisão empresarial por meio de constructos associados aos valores humanos e à adaptabilidade cognitiva. Resultados: As condições humanas e sociais de sobrevivência e o compromisso com obrigações financeiras pessoais e empresariais foram norteadoras do comportamento dos empreendedores investigados. Nos casos em que houve o contágio ou proximidade com a doença, os empreendedores passaram a demonstrar decisões ponderadas, suporte afetivo aos colaboradores, flexibilidade no controle organizacional e valores mais empáticos. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo aponta os possíveis impactos que a pandemia da COVID-19 trouxe para empreendedores e como variáveis psicológicas explicam o comportamento destes. Contribuições sociais: Adicionalmente, lança-se luz sobre o empreendedorismo a partir de necessidades e anseios vivenciados no início da pandemia da COVID-19.
Downloads
Referências
Anderson, R. M., Heesterbeek, H., Klinkenberg, D., & Hollingsworth, T. D. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, 395(10228), 931-934. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5
Baron, R., & Ward, T. (2004). Expanding entrepreneurial cognition’s toolbox: Contributions from the field of cognitive science. Entrepreneurship Theory and Practice, 28(6), 553-573. https://doi.org/10.1111%2Fj.1540-6520.2004.00064.x
Bedford, J., Enria, D., Giesecke, J., Heymann, D. L., Ihekweazu, C., Kobinger, G., … Wieler, L. H. (2020). COVID-19: Towards controlling of a pandemic. The Lancet, 395(10229), 1015-1018. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30673-5
Belitski, M., Guenther, C., Kritikos, A. S., & Thurik, R. (2022). Economic effects of the COVID-19 pandemic on entrepreneurship and small businesses. Small Business Economics, 58(2), 593-609. https://doi.org/10.1007/s11187-021-00544-y
Bressan, F., & Toledo, G. L. (2013). A influência de características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisão. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 13(3), 309-324. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572013000300008
Carmo, N. C., Freitas, B. R., Garcia, C. P., Albino, A. A., & Olher, B. S. (2021). Empreendedorismo social no enfrentamento econômico da COVID-19. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 316-332. https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5611
Cavalcante, I. C. S. (2021). Análise do comércio eletrônico para o empreendedorismo na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Administração Científica, 12(3).
Cho, Y. S., & Linderman, K. (2019). Metacognition-based process improvement practices. International Journal of Production Economics, 211, 132-144. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2019.01.030
Cohen, R. J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112(1), 155-159.
Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2017). Psychological testing and assessment: an introduction to tests and measurement (9th ed.). New York: McGraw-Hill.
Corbett, A. C. (2005). Experiential learning within the process of opportunity identification and exploitation. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(4), 473-491. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00094.x
Cruz, R. (2005). Valores dos empreendedores e inovatividade em pequenas empresas de base tecnológica (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Instrumentos psicológicos: Manual de desenvolvimento. São Paulo: Vetor.
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia (7a ed.). Porto Alegre: Penso.
Felipe, I. F. R., Medeiros, V. R., Camargo, M. L., & Goulart Júnior, E. G. (2021). Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre Profissionais de Gestão de Pessoas. Revista Psicologia e Saúde, 13(2), 211-225. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1558
Glöckner, A., Hilbig, B. E., & Jekel, M. (2014). What is adaptive about adaptive decision making? A parallel constraint satisfaction account. Cognition, 133(3), 641-666. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2014.08.017
Goodell, J. W. (2020). COVID-19 and finance: Agendas for future research. Finance Research Letters. https://doi.org/10.1016/j.frl.2020.101512
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Fischer, R., & Coelho, J. A. P. de M. (2009). Teoria funcionalista dos valores humanos: Aplicações para organizações. Revista de Administração Mackenzie, 10(3), 34-59. https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000300004
Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.12.012
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2013). Multivariate data analysis. (7th ed.). Upper Saddle River: Pearson Education.
Haynie, M. & Shepherd, D. A. (2009). A measure of adaptive cognition for entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(3), 695-714. https://doi.org/10.1111%2Fj.1540-6520.2009.00322.x
Imran, M. K., & Iqbal, S. M. J. (2021). How change leadership affects change adaptability? Investigating the moderated mediation effect of cognitive resistance and change efficacy. Pakistan Journal of Commerce and Social Sciences, 15(1), 94-117.
Kabir, M., Afzal, M. S., Khan, A. & Ahmed, H. (2020). COVID-19 pandemic and economic cost: Impact on forcibly displaced people. Travel Medicine and Infectious Disease, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101661
Lima, N. C., Souza, G. H. S., Queiroz, F. C. B. F., Queiroz, J. V., & Silva, C. L. (2020). COVID-19 en Brasil: Explorando las Dinámicas Económicas y Sociales. Espacio Abierto, 29(4), 43-69.
Liñán, F., & Jaén, I. (2022). The Covid-19 pandemic and entrepreneurship: some reflections. International Journal of Emerging Markets, 17(5), 1165-1174. https://doi.org/10.1108/IJOEM-05-2020-0491
Malhotra, N. K. (2011). Pesquisa de marketing: foco na decisão. (3a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Mevarech, Z. R., & Kramarski, B. (2003). The effects of metacognitive training versus worked-out examples on students’ mathematical reasoning. British Journal of Educational Psychology, 73(4), 449-471. https://doi.org/10.1348/000709903322591181
Miranda-Rodríguez, R. A., & Saldaña-Alfaro, V. M. (2021). Valores ejercidos durante la pandemia de COVID-19. Enseñanza e Investigación en Psicología, 3(1), 126-138.
Mitchell, R., Busenitz, L., Lant, T., McDougall, P., Morse, E., & Smith, B. (2002). Toward a theory of entrepreneurial cognition: Rethinking the people side of entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, 27(2), 93-105. https://doi.org/10.1111/1540-8520.00001
Nassif, V. M. J., Armando, E., & La Falce, J. L. (2020a). O Empreendedorismo e a Pequena Empresa no Contexto do Pós COVID-19: Há luz no Fim do Túnel. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 1-7. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1940
Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020b). Os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da Pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1880
Nicola, M., Alsafi, Z., Sohrabi, C., Kerwan, A., Al-Jabir, A., Iosifidis, C., … Agha, R. (2020). The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): A review. International Journal of Surgery, 78, 185-193. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018
Sawicki, A. J., Żemojtel-Piotrowska, M., Balcerowska, J. M., Sawicka, M. J., Piotrowski, J., Sedikides, C., ... & Zand, S. (2022). The fear of COVID-19 scale: Its structure and measurement invariance across 48 countries. Psychological Assessment, 34(3), 294-310. https://doi.org/10.1037/pas0001102
Sharma, G. D., Kraus, S., Liguori, E., Bamel, U. K., & Chopra, R. (2022). Entrepreneurial challenges of COVID-19: Re-thinking entrepreneurship after the crisis. Journal of Small Business Management, 1-23. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2089676
Shea, N., & Frith, C. D. (2019). The global workspace needs metacognition. Trends in Cognitive Sciences, 23(7), 560-571. https://doi.org/10.1016/j.tics.2019.04.007
Silva, P. G. N. D., Medeiros, E. D., Gonçalves, M. P., & Gouveia, V. V. (2022). Functional Theory of Values: Testing hypothesis of content and structure in a Brazilian State. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 38, e38546. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38546
Souza, G. H. S., Esteves, G. G. L, Coelho, J. A. P. de M., & Lima, N. C. (2018). Human values among brazilian informal entrepreneurs. Revista de Administração da UFSM, 11(4), 1030-1050. https://doi.org/10.5902/1983465919401
Souza, G. H. S., Santos, P. D. C. F., Lima, N. C., Cruz, N. J. T., & Lezana, A. G. R. (2016). Entrepreneurial potential and success in business: A study on elements of convergence and explanation. Revista de Administração Mackenzie, 17(5), 188-215. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n5p188-215
Stevens, C. A., & Carlson, R. A. (2019). Is simpler always better? Effects of perceptual detail and viewpoint on spatial cognition and metacognition. The American Journal of Psychology, 132(3), 293-302. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.132.3.0293
Stranieri Junior, E. J. (2021). Empreender na crise: as dificuldades de uma microempresa na pandemia de COVID-19 (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.
Taylor, S. (2019). The psychology of pandemics: Preparing for the next global outbreak of infectious disease. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing.
World Health Organization (2022). Weekly epidemiological update on COVID-19 - 21 December 2022. Recuperado de https://www.who.int/publications/m/item/covid-19-weekly-epidemiological-update---21-december-2022
Winne, P. H. (2018). Cognition and metacognition within self-regulated learning. In B. J. Zimmerman, & D. H. Schunk (Eds.), Handbook of self-regulation of learning and performance (pp. 36-48). Abingdon: Routledge.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 530 pdf downloads: 92 Viewer (xml, epub, html) downloads: 0 Mobile downloads: 0 Áudio downloads: 13 Audio (English) downloads: 8 Áudio (Español (España)) downloads: 9 Vídeo (legendas: pt, en, es) downloads: 19
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gustavo Henrique Silva de Souza, Nilton Cesar Lima, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.