A Influência do Processo de Clusterização no Crescimento de Pequenas Empresas: Um Estudo de Caso na Indústria da Cachaça de Santa Catarina

Autores

  • Eduardo Guedes Villar Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.419

Palavras-chave:

Recursos de cluster, Crescimento de empresas, Pequenas empresas, Concentração geográfica.

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se analisar como o processo de clusterização pode influenciar o crescimento de pequenas empresas da indústria da cachaça do estado de Santa Catarina. Realizou-se um estudo de caso coletivo com sete micro e pequenas produtoras de cachaça da região de Luis Alves e uma empresa de outra região. Além disso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, como forma de comparação dos resultados com outras localidades. Realizou-se a coleta de dados por meio de entrevistas e a análise, por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que a atuação por meio dos recursos de cluster pode ampliar seu crescimento, principalmente pela percepção de qualidade a respeito dos produtos. Para ampliação das vantagens, ressalta-se a possibilidade de atuação de forma associada. Como contribuição teórica, nota-se que a abordagem da teoria de clusters pode ser aliada à teoria de crescimento da firma.

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Biografia do Autor

Eduardo Guedes Villar, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Cuiabá.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

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Publicado

01-04-2017

Como Citar

Villar, E. G., & Walter, S. A. (2017). A Influência do Processo de Clusterização no Crescimento de Pequenas Empresas: Um Estudo de Caso na Indústria da Cachaça de Santa Catarina. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(1), 75–100. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.419

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)