Competências Empreendedoras: Construção de uma Escala de Avaliação

Luciana Padovez Cualheta, Gardenia Abbad, Cristiane Faiad, Candido Borges Junior

Resumo


Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e validação de uma escala que avalia as competências empreendedoras desenvolvidas em disciplinas de graduação de empreendedorismo.

Método: Para elaboração e validação da escala, foram feitas análises documentais, grupos focais, validação por juízes, validação semântica e validação empírica com 182 respondentes.

Originalidade/ relevância: O artigo apresenta uma escala de competências empreendedoras desenvolvida especificamente para avaliar as competências de disciplinas de empreendedorismo de graduação, ao contrário das escalas já existentes, que são focadas em donos de empresas, não representando a realidade dos estudantes.

Resultados: A escala validada apresenta 36 itens, divididos em 5 fatores. O fator 1 foi denominado “competências para elaborar o modelo de negócios”. O fator 2 foi denominado “competências para vender e assumir riscos”. O fator 3 é chamado de “competências para identificação de oportunidades”. O fator 4 foi chamado de “competências para aceitar erros”. Por fim, o fator 5 foi chamado de “competências de trabalho em equipe”.

Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição proposta pelo artigo é a apresentação de uma escala capaz de mensurar as competências empreendedoras desenvolvidas por estudantes de cursos ou disciplinas de empreendedorismo, uma vez que as escalas existentes são focadas nos donos de empresas. A escala pode ser replicada para avaliação de outros cursos ou disciplinas de empreendedorismo e seu processo de construção e validação podem ser replicados.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Ensino de Empreendedorismo; Competências Empreendedoras; Avaliação

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1621

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