O Empreendedorismo e a Pequena Empresa no Contexto do Pós Covid-19: Há luz no Fim do Túnel
Resumo
Por mais que queiramos contribuir com empreendedores e com agentes de políticas públicas, frente ao caos vivenciado, oferecendo reflexões, recomendações e subsídios, ancorados em artigos científicos, ainda assim não temos nenhuma certeza, apenas otimismo e a crença de que teremos um futuro diferente.
Nosso editorial anterior (v. 9, n. 2, de 2020) questionou, de modo singular, se os empreendedores e as pequenas empresas estavam preparados para as adversidades contextuais, propiciando uma reflexão à luz da pandemia do Covid-19 (Nassif, Corrêa, & Rossetto, 2020). Esse assunto continua em pauta, neste número, não como passado, mas presente e, de certa forma, prospectando o futuro. A crise está em curso, enquanto este texto está sendo escrito, em especial no Brasil, o que dificulta a localização de referências de como agir, em um momento tão difícil.
Já vivenciamos outras crises, como a de 2008-2009, que nos trouxeram aprendizados e novos caminhos, visando a um futuro melhor, além de sugestões aos gestores de pequenas empresas e para agentes de políticas públicas. No enfrentamento ao Coronavírus, contudo, grande parte das pesquisas, realizadas em países desenvolvidos, como, por exemplo, Alemanha e Reino Unido, e mesmo em países emergentes, como a China, cuja classificação coincide com a do Brasil, as ações de enfrentamento apresentam diferenças substanciais.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1940
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.