Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora

Autores

DOI:

10.14211/ibjesb.e2333

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Interação comunitária. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Multidisciplinaridade.

Resumo

Objetivo: nosso objetivo é apresentar uma abordagem de aprendizagem para que os estudantes trabalhem em um projeto prático. A iniciativa pode ser aplicada em diferentes contextos. Esta experiência relata o fomento à educação empreendedora embutida na sustentabilidade econômica, com base nas melhores práticas locais (municípios mais bem classificados) que encontramos e analisamos para resolver problemas complexos no ambiente empreendedor. Design/Metodologia/Abordagem: nossa abordagem é colaborar com os formuladores de políticas em nível municipal por meio de uma abordagem de projeto baseada em pesquisa chamada de Projetos Integrados Verticalmente (VIP). Em nosso VIP, os estudantes trabalham com professores em um esforço de longo prazo para identificar desafios e oportunidades, trabalhando com a comunidade para analisar problemas, desenvolver soluções (com diferentes técnicas e abordagens), e monitorar sua implementação. Resultados: novas abordagens de aprendizagem podem envolver os estudantes em problemas do mundo real, agregando valor à sua formação e devolvendo à sociedade o investimento que foi feito na universidade pública brasileira. Originalidade: esta iniciativa está em sintonia com as 4ª e 11ª metas de desenvolvimento sustentável (ODS) adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Implicações práticas: este estudo visa estimular a educação empreendedora utilizando abordagens multidisciplinares e alternativas de aprendizagem. Implicações sociais: esta abordagem pode proporcionar impacto relacionado dos ODS às comunidades locais, ligando o ensino baseado em pesquisa com o alcance da comunidade.

Classificação JEL: L26, M10, H75, I23

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Biografia do Autor

Cristiano Morini, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Relações Internacionais (UnB), Mestrado em Integração Latino-Americana (UFSM) e doutorado em Engenharia de Produção (Unimep). Dedicação de 24 anos à docência na área de Administração em instituições de ensino superior. Participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão em 19 universidades estrangeiras. Coordena projeto de internacionalização no ensino (Vertically Integrated Project (VIP), com a Georgia Tech e outras 42 universidades estrangeiras). Representante brasileiro no VIP Consortium para inovação interdisciplinar no ensino de graduação (http://vip-consortium.org/). Áreas de atuação: comércio internacional, empreendedorismo e negócios digitais.

Anibal Tavares Azevedo, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na produção de modelos matemáticos e de simulação para Engenharia de Produção e Planejamento e Programação da Operação do Sistema Elétrico com ênfase em Programação Linear, Não-Linear e Inteira Mista, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da produção da manufatura e da geração e transmissão de energia elétrica, desenvolvimento de modelos matemáticos e de simulação para logística e operação portuária, localização de facilidades como hospitais, centrais telefônicas e armazéns de soja com emprego dos seguintes métodos: algoritmos genéticos, Beam Search, Simulated Annealing, Simulação de sistemas e representação por regras.

Edmundo Inácio Júnior, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, comportamento empreendedor, desenvolvimento de indicadores de ciência, tecnologia e inovação e sua avaliação.

Edward J. Coyle, Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech), Atlanta, GA, Estados Unidos

é o John B. Peatman Distinguished Professor de Engenharia Elétrica e de Computação no Georgia Institute of Technology e um Eminente Scholar da Georgia Research Alliance. Ele é o fundador e diretor do Programa de Projetos Integrados Verticalmente (VIP), que integra pesquisa e educação incorporando equipes de graduação em larga escala e longo prazo nos esforços de pesquisa do corpo docente e de seus alunos de pós-graduação. Ele também é o Diretor do Consórcio VIP, um conjunto de 35 (e em crescimento) universidades que possuem Programas VIP e trabalham juntas para aprimorá-lo, avaliá-lo e divulgá-lo. O Dr. Coyle foi co-recipiente do Prêmio Bernard M. Gordon de 2005 da Academia Nacional de Engenharia dos EUA para Inovação em Educação em Engenharia e Tecnologia. Em 1998, o Dr. Coyle foi eleito membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) por suas contribuições à teoria do processamento de sinais não lineares. Ele recebeu vários outros prêmios, incluindo o Prêmio Chester F. Carlson de 1997 da American Society for Engineering Education e o Paper Award de 1986 da IEEE Signal Processing Society. Seus interesses de pesquisa atuais incluem reforma sistêmica do ensino superior, processamento de sinais e informações e redes sem fio e de sensores.

Referências

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

Morini, C., Azevedo, A. T., Inácio Júnior, E., & Coyle, E. J. (2023). Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2333. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2333

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