EMPREENDEDORISMO E OPEN INNOVATION: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE BASE TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Paulo Henrique Martins Desidério phenrik@gmail.com
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • João Bento Oliveira jbento@ufu.br
    Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

10.14211/regepe.v3i3.152

Palabras clave:

inovação aberta, práticas empreendedoras, projetos de base tecnológica

Resumen

Um novo comportamento empresarial de inovação aberta pode gerar inúmeras perspectivas de atuação nos mercados. As ideias inovadoras, os empreendedores e a cultura de correr riscos são fatores intangíveis para o desenvolvimento de uma região. Combinados com o aspecto tangível e o capital inicial, produzem ideias de negócios transformadoras. Além do compartilhamento dos custos em pesquisa e desenvolvimento, a inovação aberta (open innovation) diversifica os agentes interativos de determinada inovação. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa está na apresentação de alguns projetos de base tecnológica identificados na Fiat Automóveis como direcionamento estratégico à inovação aberta, conforme a perspectiva conceitual de Henry Chesbrough da University of California, Berkeley, e as práticas empreendedoras. O delineamento metodológico desta pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas no estudo de caso. É citado o papel da sociedade, clientes, universidades, entidades de fomento, incubadoras e empresas nos projetos de inovação tecnológica com a estratégia de captação de ideias por meio dos conceitos da inovação aberta. Foi apresentado o percurso dos projetos de base tecnológica existentes na organização e suas interações com os agentes externos relevantes à sua formatação. Os resultados da pesquisa mostram o potencial que as parcerias de colaboração e compartilhamento de conhecimentos externos agregam competitividade às empresas.

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Biografía del autor/a

Paulo Henrique Martins Desidério, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis. Professor da pós-graduação em Administração Pública da UFMT. Foi professor convidado de Pós-Graduação - MBA na UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.

João Bento Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), MBA pela Fundação João Pinheiro (1978), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985) , Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1992) e Pós-doutorado em Empreendedorismo pela HEC-Montreal, École des Hautes Études Commerciales da Universidade de Montreal, Canadá (2007), e em Gestão da Inovação no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa - ISEG/UTL (2012). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em empreendedorismo e finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, avaliação de empresas, inovação e modelos de negócios para transferência de tecnologia

Publicado

26-02-2015

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Cómo citar

Desidério, P. H. M., & Oliveira, J. B. (2015). EMPREENDEDORISMO E OPEN INNOVATION: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE BASE TECNOLÓGICA. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(3), 161–193. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i3.152

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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