Competências Empreendedoras: Construção de uma Escala de Avaliação
DOI:
10.14211/regepe.v9i2.1621Palabras clave:
Empreendedorismo, Ensino de Empreendedorismo, Competências Empreendedoras, AvaliaçãoResumen
Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração e validação de uma escala que avalia as competências empreendedoras desenvolvidas em disciplinas de graduação de empreendedorismo.
Método: Para elaboração e validação da escala, foram feitas análises documentais, grupos focais, validação por juízes, validação semântica e validação empírica com 182 respondentes.
Originalidade/ relevância: O artigo apresenta uma escala de competências empreendedoras desenvolvida especificamente para avaliar as competências de disciplinas de empreendedorismo de graduação, ao contrário das escalas já existentes, que são focadas em donos de empresas, não representando a realidade dos estudantes.
Resultados: A escala validada apresenta 36 itens, divididos em 5 fatores. O fator 1 foi denominado “competências para elaborar o modelo de negócios”. O fator 2 foi denominado “competências para vender e assumir riscos”. O fator 3 é chamado de “competências para identificação de oportunidades”. O fator 4 foi chamado de “competências para aceitar erros”. Por fim, o fator 5 foi chamado de “competências de trabalho em equipe”.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição proposta pelo artigo é a apresentação de uma escala capaz de mensurar as competências empreendedoras desenvolvidas por estudantes de cursos ou disciplinas de empreendedorismo, uma vez que as escalas existentes são focadas nos donos de empresas. A escala pode ser replicada para avaliação de outros cursos ou disciplinas de empreendedorismo e seu processo de construção e validação podem ser replicados.
Descargas
Citas
Bardin, L. (1989). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bauman, A., & Lucy, C. (in press). Enhancing entrepreneurial education: Developing competencies for success. The International Journal of Management Education.
Bird, B. (1995). Toward a theory of entrepreneurial competency. Advances in Entrepreneurship Firm Emergence and Growth, v. 2, pp. 51-72.
Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner´s manual: the step-by-step guide for building a great company. Pescadero, CA: K&S Ranch Publishing.
Chandler, G. N., & Jansen, E. (1992). The founder’s self-assessed competence and venture performance. Journal of Business Venturing, v. 7, pp. 223-236. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-9026(92)90028-P
Duval-Couetil, N. (2013). Assessing the Impact of Entrepreneurship Education Programs: Challenges and Approaches. Journal of Small Business Management, 51(3), 394-409. doi: 10.1111/jsbm.12024 DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12024
Fayolle, A. (2013). Personal views on the future of entrepreneurship education. Entrepreneurship & Regional Development, v. 25, n. 7-8, pp. 672-701. DOI: https://doi.org/10.1080/08985626.2013.821318
Fayolle, A. (2018). A Research Agenda for Entrepreneurship Education. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781786432919
Fiet, J. O. (2000). The theoretical side of teaching entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 16, 1-24. doi: 10.1016/S0883-9026(99)00041-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(99)00041-5
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate data analysis. 7. ed. Prentice Hall.
Henry, C., Hill, F. & Leitch, C. (2005). Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught? Part I. Education + Training, 47(2), 98-111. doi: 10.1108/00400910510586524 DOI: https://doi.org/10.1108/00400910510586524
Kuratko, D. F. (2005). The Emergence of Entrepreneurship Education: Development, Trends and Challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-598. doi: 10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x
Kyndt, E., & Baert, H. (2015). Entrepreneurial competencies: Assessment and predictive value for entrepreneurship. Journal of Vocational Behavior, v. 90, pp. 13-25 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2015.07.002
Lans, T., Hulsink, W., Baert, H., & Mulder, M. (2008). ERIM Report Series Research in Management, ERS-2008-028-ORG. Available on: http://www.erim.eur.nl
Man, T. W. Y. (2012). Developing a behaviour-centred model of entrepreneurial learning. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 19, n. 3, pp. 549-566. DOI: https://doi.org/10.1108/14626001211250289
Man, T. W. Y., Lau, T., & Chan, K. F. (2002). The competitiveness of small and medium enterprises: A conceptualization with focus on entrepreneurial competencies. Journal of Business Venturing, v. 17, pp. 123-142. DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(00)00058-6
Man, T. W. Y., Lau, T., & Snape, E. (2008). Entrepreneurial Competencies and the Performance of Small and Medium Enterprises: An Investigation through a Framework of Competitiveness. Journal of Small Business & Entrepreneurship, v. 21, n. 3, pp. 257-276. DOI: https://doi.org/10.1080/08276331.2008.10593424
Martin, B. C., McNally, J. J., & Kay, M. J. (2013). Examining the formation of human capital in entrepreneurship: a meta-analysis of entrepreneurship education outcomes. Journal of Business Venturing, v. 28, pp. 211-224. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2012.03.002
Mitchelmore, S., & Rowley, J. (2010). Entrepreneurial competencies: a literature review and development agenda. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, v. 16, n. 2, pp. 91-111. DOI: https://doi.org/10.1108/13552551011026995
Morris, M. H., Webb, J. W., Fu, J., & Singhal, S. (2013). A Competency-Based Perspective on Entrepreneurs Education: Conceptual and Empirical Insights. Journal of Small Business Management, v. 51, n. 3, pp. 352-369. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12023
Mwasalwiba, E. S. (2011). Entrepreneurship education: a review of its objectives, teaching methods, and impact indicators. Education + Training, v. 52, n. 1, pp. 20-47. DOI: https://doi.org/10.1108/00400911011017663
Nabi, G., Linan, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Wamsley, A. (2017). The impact of entrepreneurship education in higher education: a systematic review and research agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, pp. 277-299. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026
Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship Education: Known Worlds and New Frontiers. Journal of Small Business Management, v. 49, n. 1, pp. 55-70. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-627X.2010.00314.x
Neck, H.M., Greene, P. G., & Brush, C. G. (2014). Teaching Entrepreneurship: a Pratice-Based Approach. Northampton, MA: Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781782540564
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation. Hoboken, New Jersey: John Wliey & Sons, Inc.
Ployart, R. E. & Vanderberg, R. J. (2010). Longitudinal research: The theory, design, and analysis of change. Journal of Management, v. 36, n. 1, pp. 94-120. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206309352110
Ries, E. (2011). The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York, NY: Crown Publishing.
Rocha, E. L. C., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do Ensino de Empreendedorismo entre Estudantes Universitários por meio do Perfil Empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, pp. 465-486. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20141512
Sá, C. M., & Kretz, A. J. (2015). The Entrepreneurship Movement and the University. New York, NY: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137401014
Salusse, M. A. Y., & Andreassi, T. (2016). O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation. Revista de Administração Comtemporânea, v. 20, n. 3, pp. 305-327. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150025
Sarasvathy, S. D. (2001a). Causation and effectuation: toward a theorial shift from economic inevitability to entrepreneurial contigency. Academy of Management Review, v. 26, n. 2, pp. 243-263. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378020
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. New York, NY: Pearson.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1016 PDF (Português (Brasil)) downloads: 572 PDF (English) downloads: 178
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
-
El/La autor(a)/es(as) autorizan la publicación del texto en la revista;
-
La revista no se responsabiliza de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son de entera responsabilidad de sus autores/autoras;
-
Los autores/autoras mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo publicado bajo la Licencia CC BY 4.0, que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista;
-
Los autores/autoras están permitidos y animados a publicar su trabajo (Versión enviada, Versión aceptada [Manuscrito aceptado por el autor/autora] o Versión publicada [Versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o preprints, ya que puede llevar a intercambios productivos, así como a citas anteriores y mayores de trabajos publicados. REGEPE pide como condición política para los autores/autoras que indiquen/vinculen el artículo publicado con DOI. Vea el Efecto del Acceso Abierto.