ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA CERNE: ESTUDO DE CASO EM DUAS INCUBADORAS NUCLEADORAS DO PARANÁ
DOI:
10.14211/regepe.v3i3.90Palabras clave:
Incubadora, CERNE, Processo de IncubaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a implantação da Metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE), criada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), em duas Incubadoras do estado do Paraná, classificadas como Nucleadoras, ou seja, que já estão fortemente estabelecidas e possuem condições de fornecer apoio às demais incubadoras, objetivando o desenvolvimento coletivo. Além de uma pesquisa bibliográfica, foi realizado o levantamento de informações por meio de entrevistas com pessoas envolvidas no processo de implantação, contemplando questões relativas aos benefícios percebidos, as principais dificuldades encontradas no processo e, consequentemente, possibilidades e necessidades de estudos futuros sobre o tema. Os resultados levantados demonstram que as incubadoras identificam como vantagens, na implantação da metodologia CERNE, a visibilidade no mercado, melhoria na qualidade dos processos e padronização das atividades. Em relação às dificuldades, identificou-se que existem poucos profissionais especialistas e falta de indicadores padronizados. Este estudo refere-se ao levantamento da implantação da primeira etapa da metodologia - CERNE 1 - e pode ser base para estudos futuros com o intuito de identificar os impactos, bem como as melhorias necessárias.
Descargas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 3320 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2015
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
-
El/La autor(a)/es(as) autorizan la publicación del texto en la revista;
-
La revista no se responsabiliza de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son de entera responsabilidad de sus autores/autoras;
-
Los autores/autoras mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo publicado bajo la Licencia CC BY 4.0, que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista;
-
Los autores/autoras están permitidos y animados a publicar su trabajo (Versión enviada, Versión aceptada [Manuscrito aceptado por el autor/autora] o Versión publicada [Versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o preprints, ya que puede llevar a intercambios productivos, así como a citas anteriores y mayores de trabajos publicados. REGEPE pide como condición política para los autores/autoras que indiquen/vinculen el artículo publicado con DOI. Vea el Efecto del Acceso Abierto.