A Internacionalização no Processo de Inovação das Startups Brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Autores

  • Luisa Tondo Vendruscolo luisavendruscolo@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FEA-RP/USP
    https://orcid.org/0000-0001-6892-5323
  • Simone Vasconcelos Ribeiro Galina svgalina@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FEA-RP/USP
    https://orcid.org/0000-0001-7150-2217

DOI:

10.14211/regepe.v9i2.1577

Palavras-chave:

Estratégia de Internacionalização, Processo de Inovação, Startups, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Resumo

Objetivo: Compreender como o processo de inovação é impactado pela estratégia de internacionalização das startups brasileiras de TIC.

Método: Adotou-se como estratégia, o estudo de casos múltiplos em sete startups de internacionalizadas. A análise foi pautada pelos conceitos de estratégia de internacionalização definidos por Carneiro e Dib (2007) e o processo de inovação de Tidd e Bessant (2009). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os fundadores das startups, análise documental e observação.

Originalidade/Relevância: Os temas de internacionalização e inovação são geralmente abordados separadamente e têm o foco, principalmente, em grandes empresas. Estudos sobre a relação da estratégia de internacionalização e inovação de startups são escassos na literatura acadêmica, principalmente em países emergentes.

Resultados: A motivação, a escolha do país, o tempo, o que internacionalizaram e a forma como as startups chegaram a países do exterior impactaram o processo de inovação das startups. Contudo, observou-se que a motivação, a escolha do país e a forma de entrada contribuíram mais para o processo de inovação dessas empresas nascentes.

Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição acadêmica trazida por este trabalho é a observação empírica do processo de inovação, considerando a internacionalização em startups em um país em desenvolvimento. Através dos resultados, oito proposições foram levantadas sinalizando um caminho futuro para a abordagem dos temas de estudo.

Contribuições sociais / para a gestão: A relevância gerencial deste trabalho é fundamentada no estudo do processo de inovação como uma forma de as startups manterem-se competitivas. Ao identificarem estratégias de internacionalização que levam as startups ao avanço no processo de inovação, as startups de TIC brasileiras e as políticas públicas podem se posicionar no sentido de incentivarem o desenvolvimento dessas estratégias.

 

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Biografia do Autor

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FEA-RP/USP

Professora e pesquisadora em Administração de Organizações na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA - USP (School of Economics, Management, Accounting and Actuarial Sciences - FEA - USP).

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Publicado

03-03-2020

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Como Citar

Vendruscolo, L. T., & Galina, S. V. R. (2020). A Internacionalização no Processo de Inovação das Startups Brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 123–157. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1577

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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