Impactos da educação empreendedora em alunos brasileiros do ensino superior: Um estudo empírico comparando disciplinas obrigatórias e eletivas

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2071

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Ensino de Empreendedorismo, Empreendedorismo

Resumo

Objetivo do estudo: O presente estudo tem como objetivo avaliar os impactos da educação empreendedora em alunos de disciplinas de empreendedorismo no nível de graduação de universidades brasileiras. Metodologia: A metodologia adotada foi pré/pós a partir da coleta de dados primários por meio de questionários estruturados entre 398 estudantes de empreendedorismo provenientes de 10 disciplinas de graduação de seis universidades brasileiras, envolvendo doze professores. As análises de dados foram realizadas por meio de análise fatorial confirmatória e testes pareados de comparação de médias. Principais resultados: As disciplinas eletivas de empreendedorismo têm maior impacto positivo (sobretudo para atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora) para os alunos de graduação no Brasil, se comparado às disciplinas obrigatórias, que, inclusive, impactaram negativamente alguns fatores (ex.: atitude empreendedora, controle percebido do comportamento e intenção empreendedora). Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolvimento de um modelo para analisar o impacto da educação empreendedora fundamentado na recente literatura sobre o tema e que representa uma versão estendida da Teoria do Comportamento Planejado, a qual inclui conhecimentos e competências empreendedoras. Relevância/originalidade: Uso diferencial de uma metodologia rigorosa (pré/pós com aplicação de teste-t pareado) e comparação dos efeitos de cursos eletivos e obrigatórios de empreendedorismo em uma ampla base de dados.

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Biografia do Autor

Carlos Arruda, Fundação Dom Cabral (FDC), Nova Lima, MG, Brasil

é professor associado da Fundação Dom Cabral e do XL Center - Center for Innovation, Excellence and Leadership. Atua também como como consultor associado da Cambridge Family Enterprise Group. Presidente do Conselho da Biominas, faz parte do Conselho da Riva Incorporadora e da Salesforce. Possui doutorado pela University of Bradford no Reino Unido, Mestrado em Administração pela UFMG e Graduação em Engenharia pela UFMG.

Ana Burcharth, Fundação Dom Cabral (FDC), Nova Lima, MG, Brasil e Aarhus University, Department of Management (AU), Aarhus, Dinamarca

é professora tempo integral na Fundação Dom Cabral e professora visitante na Universidade de Aarhus, Dinamarca. Serve como coordenadora adjunta do Mestrado Professional em Administração (MPA) da Fundação Dom Cabral. Concluiu seu Ph.D. em Business Administration pela Universidade de Aarhus em 2011. Além disso, estudou na Universidade Carlos III de Madrid (doutorado sanduíche), na Universidade de Aalborg (Msc. Knowledge, Innovation and Economic Dynamics), Universidade de Nottingham (intercâmbio) e Universidade Federal de Minas Gerais (BA Ciências Econômicas).

Erika Penido Barcellos, Betânia Tanure Associados (BTA), Belo Horizonte, MG, Brasil

é consultora da BTA (Betania Tanure e Associados), consultoria em Desenvolvimento Empresarial, Saúde e Vitalidade Organizacional, com foco em Cultura e Liderança.Foi pesquisadora e professora convidada da Fundação Dom Cabral por quase 20 anos, onde atuou em projetos com abordagem integrada de teoria e prática sobre gestão estratégica, inovação, empreendedorismo e internacionalização de empresas brasileiras. Sua grande motivação é a visão que seu trabalho tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Co-autora de diversos livros e artigos, é formada em engenharia civil pela UFMG, possui especialização em negócios internacionais pela FDC, mestrado em administração pela USP e um MBA com high honors pela Boston University.

Samara Paganini Lourencini, Delloite, Vitória, ES, Brasil

é consultora de Innovation and Ventures na Delloite. Formada em Engenharia Civil pela UFMG, ocupou cargos de Head de Produto e Líder de Comunidades na GlobalTouch. Liderou a equipe direcionada a Formação de Líderes de Comunidade, utilizando design sprint e metodologias ágeis. Foi também responsável por liderar comunidade em direção à inovação, como no Hub de Inovação Base27. Iniciou sua trajetória na inovação na FDC (Fundação Dom Cabral), onde realizou pesquisas que abrangem os temas de inovação, empreendedorismo social e de impacto.

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Publicado

18-10-2023

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Como Citar

Arruda, C., Burcharth, A., Barcellos, E. P., & Lourencini, S. P. (2023). Impactos da educação empreendedora em alunos brasileiros do ensino superior: Um estudo empírico comparando disciplinas obrigatórias e eletivas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(3), e2071. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2071

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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