Projeto Libertee: Inserção econômica e social para mulheres privadas de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2316

Palavras-chave:

Caso de Ensino, Empreendedorismo Social, Objetivo Social, Sustentabilidade financeira, Mulheres privadas de liberdade

Resumo

Objetivo: Este caso de ensino tem por objetivo estimular a discussão sobre alguns dos principais dilemas e dificuldades relacionados ao empreendedorismo social. Dilema: A partir do relato do processo empreendedor da confecção Libertees, os alunos terão oportunidade de refletir sobre o processo empreendedor de viés social e debater o dilema empreendedor de equilibrar os objetivos sociais com a rentabilidade do negócio. Originalidade: A estratégia de ensino consiste em possibilitar ao estudante aprender, em primeiro lugar, a caracterização de um empreendimento social e como o processo empreendedor de viés social distingue-se de sua contraparte econômica. Relevância: O caso indaga sobre as tensões existentes na operação diária do empreendimento, que deverá equilibrar as aspirações sociais com os objetivos de sustentabilidade econômico-financeira da organização.

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Biografia do Autor

Carla Carolina do Carmo Rios, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas). Áreas de interesse: Empreendedorismo Social.

João Paulo Moreira Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

é doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas). Mestre em Administração também pelo PPGA/PUC Minas. Suas áreas de interesse incluem Ecossistemas Empreendedores, Universidades Empreendedoras e Processo Empreendedor. É membro da Associação Nacional de Estudos de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).

Paulo Vitor Siffert, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é Professor do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC Minas). Possui doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Suas áreas de interesse incluem Ecossistemas Empreendedores e Empreendedorismo Sustentável.

Liliane de Oliveira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil

é Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas). Possui doutorado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Suas áreas de interesse incluem Ecossistemas Empreendedores, Universidades Empreendedoras e Processo Empreendedor. É membro da Associação Nacional de Estudos de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).

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Publicado

02-05-2023

Como Citar

do Carmo Rios, C. C., Moreira Silva, J. P., Siffert, P. V., & Guimarães, L. de O. (2023). Projeto Libertee: Inserção econômica e social para mulheres privadas de liberdade. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2316. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2316