Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora
DOI:
10.14211/ibjesb.e2333Palavras-chave:
Empreendedorismo. Interação comunitária. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Multidisciplinaridade.Resumo
Objetivo: nosso objetivo é apresentar uma abordagem de aprendizagem para que os estudantes trabalhem em um projeto prático. A iniciativa pode ser aplicada em diferentes contextos. Esta experiência relata o fomento à educação empreendedora embutida na sustentabilidade econômica, com base nas melhores práticas locais (municípios mais bem classificados) que encontramos e analisamos para resolver problemas complexos no ambiente empreendedor. Design/Metodologia/Abordagem: nossa abordagem é colaborar com os formuladores de políticas em nível municipal por meio de uma abordagem de projeto baseada em pesquisa chamada de Projetos Integrados Verticalmente (VIP). Em nosso VIP, os estudantes trabalham com professores em um esforço de longo prazo para identificar desafios e oportunidades, trabalhando com a comunidade para analisar problemas, desenvolver soluções (com diferentes técnicas e abordagens), e monitorar sua implementação. Resultados: novas abordagens de aprendizagem podem envolver os estudantes em problemas do mundo real, agregando valor à sua formação e devolvendo à sociedade o investimento que foi feito na universidade pública brasileira. Originalidade: esta iniciativa está em sintonia com as 4ª e 11ª metas de desenvolvimento sustentável (ODS) adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Implicações práticas: este estudo visa estimular a educação empreendedora utilizando abordagens multidisciplinares e alternativas de aprendizagem. Implicações sociais: esta abordagem pode proporcionar impacto relacionado dos ODS às comunidades locais, ligando o ensino baseado em pesquisa com o alcance da comunidade.
Classificação JEL: L26, M10, H75, I23
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