Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da COVID-19: Evidências empíricas no Brasil

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2395

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Valores Humanos, Adaptabilidade Cognitiva, COVID-19

Resumo

Objetivo: Investigar expectativas empresariais frente à pandemia da COVID-19, por meio de evidências empíricas de práticas comerciais no Brasil durante o início do período de distanciamento social. Também, buscou-se testar a adaptabilidade cognitiva e os valores humanos como preditores do processo de tomada de decisão e testar se o contágio com COVID-19 ou a proximidade com a doença influenciou esses constructos. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com uma amostra não probabilística de 313 empreendedores brasileiros, em que foram aplicados quatro instrumentos de pesquisa. Procederam-se análises descritivas e multivariadas (p.ex., análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla). Relevância/originalidade: O estudo contribui para compreender os processos de tomada de decisão empresarial por meio de constructos associados aos valores humanos e à adaptabilidade cognitiva. Resultados: As condições humanas e sociais de sobrevivência e o compromisso com obrigações financeiras pessoais e empresariais foram norteadoras do comportamento dos empreendedores investigados. Nos casos em que houve o contágio ou proximidade com a doença, os empreendedores passaram a demonstrar decisões ponderadas, suporte afetivo aos colaboradores, flexibilidade no controle organizacional e valores mais empáticos. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo aponta os possíveis impactos que a pandemia da COVID-19 trouxe para empreendedores e como variáveis psicológicas explicam o comportamento destes. Contribuições sociais: Adicionalmente, lança-se luz sobre o empreendedorismo a partir de necessidades e anseios vivenciados no início da pandemia da COVID-19.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Teófilo Otoni, MG, Brasil

é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG (2020-2024). Lidera o grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP/IFNMG). Editor Gerente da Revista Multifaces. Editor Acadêmico do Journal of Education, Society and Behavioural Science. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC) por 2 mandatos (2018-2022). Possui mestrado em Psicologia pela Universidadade Federal de Alagoas (UFAL), além de especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica e bacharelado em Administração. Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Empreendedorismo, Psicometria e Construção de Medidas Psicológicas.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brazil

é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A. Avaliador institucional do INEP/MEC. Pós-doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Tecnologia e Sociedade. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da UFU (2015-2018). Líder do Grupo de Estudos em Avaliação Econômico-Financeira & Inovações Decisórias, com pesquisas abrangendo: valuation, governança corporativa, business plan e decisões empreendedoras.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brazil

é professor associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi consultor UNESCO (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e CESPE/UnB - Cebraspe (para desenvolvimento e construção de instrumento psicométrico). Foi consultor Copeve/UFAL (2014-2017) para desenvolvimento e manutenção de Banco de Itens em avaliações educacionais e seleções. Foi parecerista do SATEPSI - Sistema de Avaliação de Teste Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia (2012-2016). Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em saúde e educação.

Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Teófilo Otoni, MG, Brazil

é professora do do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Diretora Geral do IFNMG / Campus Teófilo Otoni (2020-2024). Mestre em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharelado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área de empreendedorismo, marketing e gestão de negócios.

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Publicado

01-06-2023

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Como Citar

Souza, G. H. S. de, Lima, N. C., Coelho, J. A. P. de M., & Jardim, A. C. G. de S. (2023). Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da COVID-19: Evidências empíricas no Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2395. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2395

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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