Apoio educacional para melhorar o empreendedorismo feminino: Um estudo de caso em meio às desigualdades sociais
DOI:
10.14211/regepe.esbj.e2519Palavras-chave:
Micro empreendedorismo feminino, Extensão universitária, Aprendizagem baseada em problemas, Business Model Canvas, Desigualdade socialResumo
Objetivo do estudo: Este estudo explora a mitigação das desigualdades sociais por meio do ensino superior, com foco na integração de conteúdos acadêmicos com o microempreendedorismo feminino para enfrentar desafios socioeconômicos. Metodologia/abordagem: Uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso de um microempreendedor brasileiro de Curitiba, cidade localizada no sul do Brasil, engajado em um projeto de extensão universitária empregando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o Business Model Canvas para planejamento estratégico. Principais resultados: O apoio educacional facilitou a identificação de oportunidades para melhorar a organização, a exploração do mercado e o planejamento financeiro, levando ao desenvolvimento de estratégias de negócios resilientes e sustentáveis. Relevância/originalidade: Destaca a importância de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas de gestão estratégica na educação, contribuindo para a sustentabilidade das microempresas e o papel da educação na redução das desigualdades sociais, com foco no microempreendedorismo. Contribuições sociais/gerenciais: Demonstra o potencial do microempreendedorismo feminino, apoiado por planejamento estratégico e colaboração educacional, para melhorar a organização, a segurança e a visibilidade dos negócios, mitigando as desigualdades sociais e empoderando mulheres empreendedoras.
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