Uma investigação sobre os fatores direcionadores (drivers) dos relacionamentos bidirecionais de universidades e institutos públicos de pesquisa e pequenas e médias empresas brasileiras

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2575

Palavras-chave:

Pequenas e médias empresas, Relacionamentos bidirecionais, Modos ou canais de interação, Interação universidade-empresa

Resumo

Objetivo do estudo: investigar os fatores direcionadores (drivers) dos relacionamentos de tipo bidirecional (isto é, “pesquisa científica com considerações de uso imediato dos resultados” e “pesquisa cientifica sem considerações de uso imediato dos resultados”) estabelecidos entre grupos de pesquisa (GPs) e pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Metodologia/abordagem: estimação de quatro modelos de regressão logística para investigar os fatores direcionadores dos relacionamentos de tipo bidirecional estabelecidos entre GPs do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e 1819 empresas com até 499 empregados. Principais resultados: o setor de atividade e o acesso ao financiamento público são capazes de influenciar o estabelecimento de relacionamentos bidirecionais entre GPs e PMEs. Ademais, são identificadas especificidades dos drivers dos relacionamentos bidirecionais nas diferentes faixas de porte de PMEs. Contribuições teóricas/ metodológicas: exploração de uma base de dados abrangente sobre a colaboração entre GPs e PMEs, a partir da junção de informações do DGP e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e abordagem de uma temática ainda pouco explorada na literatura. Relevância/originalidade: avaliação de como diferentes categorias de fatores direcionadores conformam o estabelecimento de relacionamentos bidirecionais entre GPs e PMEs e caracterização dos drivers desses relacionamentos nas diferentes faixas de porte das empresas Contribuições sociais/para a gestão: a política de inovação deve contemplar os fatores direcionadores da cooperação entre as organizações públicas de pesquisa e PMEs relacionada ao conhecimento. 

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Publicado

02-09-2024

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Como Citar

Oliveira, V. C. P., & Garcia , R. (2024). Uma investigação sobre os fatores direcionadores (drivers) dos relacionamentos bidirecionais de universidades e institutos públicos de pesquisa e pequenas e médias empresas brasileiras. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 13(3), e2575. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2575

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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