O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora

Autores

  • Júlio Fernando da Silva juliofs02@hotmail.com
    Pontifícia Universidade Católica - PUC, Minas Gerais.
  • Roberto Patrus robertopatrus@pucminas.br
    Pontifícia Universidade Católica - PUC, Minas Gerais.

DOI:

10.14211/regepe.v6i2.563

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Métodos de Ensino

Resumo

A educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país. Por esse motivo, tem despertado o interesse de muitos pesquisadores nacionais e internacionais. A efetividade de tal educação está diretamente relacionada ao uso apropriado de métodos e estratégias de ensino capazes de instruir e preparar os estudantes com habilidades e conhecimentos necessários para a condução de novos negócios. Em vista disso, este ensaio teórico tem como objetivo identificar os principais métodos e práticas de ensino adequados à educação empreendedora, bem como os conceitos e as características do tema a partir da revisão da literatura. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um levantamento bibliográfico em nível nacional e internacional nos principais periódicos relacionados ao tema entre os anos de 2005 a 2015. Para o desenvolvimento de pesquisas, percebeu-se a dificuldade de separar o papel da educação empreendedora de outros fatores que possam contribuir para a formação do empreendedor. Outro ponto que a revisão de literatura revela é a importância dos métodos ativos para essa formação, mas as pesquisas indicam também o uso de métodos passivos de aprendizagem. Logo, compreender a interação entre esses métodos no ensino do empreendedorismo parece ser um ponto importante da agenda de novas pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Júlio Fernando da Silva, Pontifícia Universidade Católica - PUC, Minas Gerais.

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, Minas Gerais. Professor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica - PUC, Minas Gerais - ICEG PUC Minas, Belo Horizonte.

Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica - PUC, Minas Gerais.

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid - UCM (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PPGA/PUC Minas Gerais, Belo Horizonte.

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Publicado

01-08-2017

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Como Citar

Silva, J. F. da, & Patrus, R. (2017). O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(2), 372–401. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.563

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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