Empreendedorismo e Vinculação Social: Análise a partir de Organizações Religiosas

Autores

  • Victor Silva Correa correavictor@oi.com.br
    Universidade Paulista (UNIP)

DOI:

10.14211/regepe.v6i3.680

Palavras-chave:

Acoplamento, Desacoplamento, Empreendedorismo Religioso, Pastores, Igrejas Evangélicas.

Resumo

A presente investigação insere-se na literatura sobre redes sociais, em particular, sobre a temática do acoplamento e desacoplamento. Enquanto que acoplamento sugere agrupamentos dotados de fortes interações entre atores, desacoplamento, por sua vez, alude para estruturas cujas características estimulam membros a distanciarem de pessoas não imersas. Nesta literatura, prevalece duas noções fundamentais: a primeira é a de que o adequado equilíbrio entre acoplamento e desacoplamento seria considerado fundamental ao desenvolvimento de empreendimentos produtivos. A segunda, de particular relevância, é a de que apenas um tipo de empreendedor, o emigrante, consegue tal atributo. No entanto, isso pode não explicar tudo. Outros tipos de empreendedorismo, ainda hoje pouco explorados por pesquisadores da administração, poderiam se inserir aí. Este artigo, de natureza teórico-empírica, insere-se justamente neste contexto. Busca investigar a dinâmica do acoplamento e desacoplamento sociais a partir do contexto do empreendedorismo religioso. Ao fazer isto, projeta luzes para novas reflexões teóricas, avançando na literatura sobre acoplamento e desacoplamento sociais.

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Biografia do Autor

Victor Silva Correa, Universidade Paulista (UNIP)

Possui pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). É Doutor e mestre em administração, especialista em marketing e graduado em comunicação social - Jornalismo e Relações Públicas - pela mesma instituição. Integra o Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP (Mestrado em Administração). Autor da tese de administração aprovada com louvor e eleita pela PUC-MG a melhor de 2016. Indicada pela universidade para concorrer ao Prêmio Capes 2017, que reconhece as melhores teses defendidas no país. É revisor Ad hoc de diversos periódicos científicos, tais como Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração da Unimep, entre outros. Pesquisador do Núcleo em Empreendedorismo e Redes Empresariais (NUPERE/PUC Minas). Possui experiência nos campos da comunicação e da administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, empreendedorismo, orientação empreendedora, redes sociais, redes empresariais, análise das redes sociais, capital social, sociologia econômica e imersão.

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18-12-2017

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Como Citar

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Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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