Empreendedorismo Estratégico em Pequenas e Médias Empresas do Setor Aeronáutico Brasileiro e Canadense

Autores

  • Marcela Barbosa de Moraes marcelabmoraes@gmail.com
    Universidade de Taubaté
  • Edmilson Lima edmilsonolima@gmail.com
    Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

10.14211/regepe.v8i3.917

Palavras-chave:

Empreendedorismo Estratégico, Pequenas e Médias Empresas, Setor Aeronáutico

Resumo

Objetivo: O objetivo geral deste artigo é analisar o processo do empreendedorismo estratégico em pequenas e médias empresas do setor aeronáutico brasileiro e canadense.

Método: Trata-se de um estudo qualitativo de casos múltiplos. Os dados foram coletados com entrevistas semiestruturadas em profundidade. Análises intra e intercasos foram usadas para encontrar similaridades e diferenças de segmentos dos dados visando-se resultados finais válidos para todos os casos.

Originalidade/Relevância: O artigo foca uma importante carência de estudos sobre empreendedorismo estratégico em pequenas e médias empresas de alta geração de desenvolvimento, especificamente as tecnológicas e abordadas segundo um comparativo internacional.

Resultados: Em seu empreendedorismo estratégico, as empresas brasileiras identificam uma nova oportunidade no monitoramento do ambiente, tanto interno quanto externo, e participando em grupos de pesquisa e exploram a oportunidade com parcerias estratégicas e desenvolvimento da inovação. Ao mesmo tempo, criam uma vantagem competitiva com gestão dos recursos estratégicos, as ações estratégicas e o conhecimento estratégico; e sustentam essa vantagem elaborando uma gestão estratégica como líder tecnológico e com uma postura competitiva prospectora. As empresas canadenses identificam uma nova oportunidade promovendo um ambiente favorável à criatividade, ao monitoramento dos ambientes interno e externo e ao gerenciamento das informações, e exploram a oportunidade também com parcerias estratégicas e desenvolvimento da inovação. Concomitantemente, criam uma vantagem competitiva pela elaboração de um processo de formulação e mapeamento estratégicos, e sustentam a vantagem elaborando uma gestão estratégica ofensiva focada em tecnologia e aprendizagem.

Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo amplia o conhecimento acerca da identificação e da exploração de novas oportunidades, assim como da criação e da sustentação de vantagens competitivas em pequenas e médias empresas tecnológicas, podendo seus resultados ser aproveitados para fins teóricos e práticos.

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Biografia do Autor

Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Professora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Edmilson Lima, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela HEC Montreal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administrada da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

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Publicado

02-09-2019

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Como Citar

Moraes, M. B. de, & Lima, E. (2019). Empreendedorismo Estratégico em Pequenas e Médias Empresas do Setor Aeronáutico Brasileiro e Canadense. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(3), 256–301. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.917

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)