Sensorial Merchandising: Um Experimento no Varejo de Moda para Inclusão de Consumidores Cegos

Iris Brenda Mendes Souza e Silva Almeida, Rafael Lucian, Nelsio Rodrigues Abreu

Resumo


Esse artigo propõe o conceito de sensorial merchandising a partir do entendimento da atmosfera de varejo como um esforço para gerar uma experiência de compra, com pessoas com deficiência visual. Os deficientes visuais no varejo de moda, devido a certas limitações, necessitam de algumas mudanças na atmosfera do setor. O objetivo, então, é compreender os anseios dos consumidores, e assim dar subsídios as empresas de varejo de moda para que promovam sua autonomia no ato da compra utilizando uma cartela de cores com aroma de fruta/fruto, Color Sense, como elemento do Sensorial Merchandising. A metodologia adotada foi um experimento de estudo de caso único realizado em ambiente controlado. Os resultados obtidos sugerem uma relação positiva do consumidor cego com a Color Sense, assim como os demais elementos do Sensorial Merchandising.


Palavras-chave


comportamento do consumidor; consumo; gestão do varejo; sensorial merchandising

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DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v8i1.983

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Rev. Empreendedorismo Gest. Pequenas Empres., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-2058    

Prefixo do DOI: 10.14211  Classificação Qualis 2016: B1