O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589Keywords:
Educação Empreendedora, Empreendedor, Traços de Personalidade, DesenvolvimentoAbstract
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a relação existente entre os traços de personalidade do Big Five (abertura, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo) e a educação empreendedora, especialmente comparar a intenção de empreender de alunos dos ensinos fundamental e médio que receberam a educação empreendedora com àqueles que não a receberam.
Método: Utilizou-se do instrumento IGPF-5 para a coleta de dados e as análises de dados foram realizadas por meio de Modelagem de Equações Estruturais (SEM).
Originalidade/Relevância: A pesquisa identifica que a educação empreendedora atua sobre os traços de personalidade e impacta positivamente a intenção de empreender de jovens alunos dos ensinos fundamental e médio, especialmente nas fases de desenvolvimento e formação empreendedora.
Resultados: Pode-se afirmar que na amostra pesquisada há influência dos cursos ofertados pela Junior Achievement sobre a percepção empreendedora dos alunos, por meio da confirmação das hipóteses.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados desta pesquisa abrem caminho para outros estudos em relação ao ensino do empreendedorismo e como ele deve ser abordado nas disciplinas. Identificou-se aspectos-chave proporcionados pelo conhecimento adquirido, além de contribuir com um modelo de análise para estudos futuros. O instrumento utilizado proporciona a replicação desta pesquisa em outras realidades, o que trará novas informações sobre o ensino do comportamento empreendedor.
Downloads
References
Andrade, J. M. (2008). Evidências de validade do inventário dos cinco grandes fatores de personalidade para o Brasil (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, DF. Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1751/1/2008_JosembergMouraAndrade.pdf.
Antoncic, B., Kregar, T. B., Singh, G., & Denoble, A. F. (2015). The Big Five personality-entrepreneurship relationship: Evidence from Slovenia. Journal of Small Business Management, 53(3), 819–841.
Araújo, G. F., & Davel, E. P. B. (2019). Educação empreendedora pela experiência: o caso do festival de artes empreendedoras em Itabaiana. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 8(1), 176-200.
Araújo, F. E., Morais, F. R., & Pandolfi, E. (2019). A fábula dos mortos-vivos: Determinantes da mortalidade empresarial presentes em micro e pequenas empresas ativas. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 8(2), 250-271.
Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. (E. R. Becker et al., Trad.) Porto Alegre: Bookman.
Besutti, J. & Angonese, R. (2017). Traços de personalidade e intenção empreendedora. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 10(3), 98-123.
Bhidé, A. V. (2000). The origin and evolution of new business. New York: Oxford University Press.
Bido, D. S., Souza, C. A., Silva, D., Godoy, A. S., & Torres, R. R. (2012). Qualidade do relato dos procedimentos metodológicos em periódicos nacionais na área de Administração de Empresas: O caso da modelagem em equações estruturais nos periódicos nacionais entre 2001 e 2010. Organizações & Sociedade, 19(60), 125-144.
Borgatta, E. F. (1964). The structure of personality characteristics. Behavioral Science, 9(1), 8–17. Recuperado de https://doi.org/10.1002/bs.3830090103
Brandstätter, H. (2010). Personality aspects of entrepreneurship: A look at five meta-analyses. Personality and Individual Differences, 51(3), 222-230.
Brice, J. (2002). The role of personality dimensions on the formation of entrepreneurial intentions. Hempstead, NY: Hofstra University.
Bygrave, W. D., & Zacharakis, A. (2010). Entrepreneurship (2nd ed.). Hoboken, N.J: Wiley.
Caliendo, M., & Kritikos, A.S. (2008). Is entrepreneurial success predictable? An ex-ante analysis of the character based approach. Kyklos. 61(2), 189-214.
Chin, W. W. (1998). The partial least squares approach for structural equation modeling. In G. A. Marcoulides (Ed.), Methodology for Business and Management. Modern methods for business research (295-336). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Ciavarella, M. A., Buchholtz, A. K., Riordan, C. M., Gatewood, R. D., & Stokes, G. S. (2004). The big five and venture capital survival. Journal of Business Venturing, 19(4), 465-483.
Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (2nd ed.). Hillsdale, NJ: Lawrence Earlbaum Associates.
Cohen, B., & Winn, M. I. (2007). Market imperfections, opportunity and sustainable entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 22(1), 29-49.
Cope, J., & Watts, G. (2000). Learning by doing: an exploration of experience, critical incidents and reflection in entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 6(3), 104-124.
Costa, P.T., Jr., & McCrae, R.R. (1992). Revised NEO personality inventory (NEO-PI-R) and NEO five-factor inventory (NEO-FFI) professional manual. Odessa, FL: Psychological Assessment Resources. Recuperado de http://cda.psych.uiuc.edu/multivariate_fall_2013/neo_mccrae_costa.pdf.
Crant, J.M. (1996). The proactive personality scale as a predictor of entrepreneurial intentions. Journal of Small Business Management, 34(1), 42-49.
Daft, R. L. (2010). Administração (2a ed.). (O. A. Hatue, Trad.) São Paulo: Cengage Learning.
Deakins, D., O’Neill, E., & Mileham, P. (2000). Executive learning in entrepreneurial firms and the role of external directors. Education and Training, 42(4/5), 317-325.
Delgado, N., Cruz, L., Pedrozo, E., & Silva, T. (2008). Empreendedorismo orientado a sustentabilidade: as inovações do caso Volkmann. Cadernos EBAPE. BR, 6(3), 1-21.
Digman, J. M. (1996). The curious history of the five-factor model. In J. S. Wiggins (Ed). The five-factor model of personality: Theoretical perspectives. New York, NY: Guilford Press.
Dolabela, F., & Filion, L. J. (2013). Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(2), 134-181.
Faul, F., Erdfelder, E., Buchner, A., & Lang, A. G. (2009). Statistical power analyses using G*Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, 41(4), 1149-1160.
Ferreira, E. R. A. & Freitas, A. A. F.(2013). Propensão empreendedora entre estudantes participantes de empresas juniores. REGEPE-Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(2), 3-30.
Figueiredo, C. C., Avrichir, I., & Barbosa, R. A. P. (2017). A Personalidade de empreendedores e gerentes de loja medida via teoria do Big Five. Revista Administração em Diálogo, 19(3), 70-94.
Fiske, D. W. (1949). Consistency of the factorial structures of personality ratings from different sources. The Journal of Abnormal and Social Psychology, 44(3), 329-344.
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50.
Geisser, S. (1974). A predictive approach to the random effects model. Biometrika, 61(1), 101-107.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6a ed.) (A. S. Sant’Anna, Trad.). Porto Alegre: Bookman.
Hartman, R. O., & Betz, N. E. (2007). The five-factor model and career self-efficacy: general and domain-specific relationships. Journal of Career Assessment, 15(2), 145-161.
Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. J. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 115-135.
Hisrich, R., Langan-Fox, J., & Grant, S. (2007) Entrepreneurship research and practice: A call to action for psychology. American Psychologist, 62, 575-589.
Junior Achievement Brasil (2019). Histórico. Recuperado de http://www.jarn.org.br/quem.php.
Kuratko, D. F. (2005). The emergence of entrepreneurial education: Development, trends and challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-598.
Lee, D., & Tsang, E. (2001). The effects of entrepreneurial personality, background and network activities on venture growth. Journal of Management Studies, 38(4), 583–602.
Leutner, F., Ahmetoglu, G., Akhtar, R., & Chamorro-Premuzic, T. (2014). The relationship between the entrepreneurial personality and the Big Five personality traits. Personality and Individual Differences, 63, 58-63.
Llewellyn, D. J., & Wilson, K. M. (2003). The controversial role of personality traits in entrepreneurial psychology. Education+Training, 45(6), 341-345.
Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada (4a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Man, T. W. Y. (2006). Exploring the behavioral patterns of entrepreneurial learning. Education+Training, 48(5), 309-321.
McCarthy, B. (2003). Strategy is personality driven, strategy is crisis driven: Insights from entrepreneurial firms. Management Decisions, 41(4), 327-339.
McDougall, W. (1930). Second report on a Lamarckian experiment. British Journal of Psychology, 20(3), 201–218.
McDougall, W. (1932). Of the words character and personality. Journal of Personality, 1(1), 3–16.
Nordvik, H., & Brovold, H. (1998). Personality traits in leadership tasks. Scandinavian Journal of Psychology, 39(2), 61-64.
Nunes, C. H. S., Hutz, C. S., & Giacomoni, C. H. (2009). Associação entre bem-estar subjetivo e personalidade dos cincos grandes fatores. Avaliação Psicológica, 8(1), 99-108.
Rae, D., & Carswell, M. (2000). Using a life-story approach in researching entrepreneurial learning: The development of a conceptual model and its implications in the design of learning experiences. Education and Training, 42(4/5), 220-227.
Rauch, A., & Frese, M. (2007). Let's put the person back into entrepreneurship research: A meta-analysis on the relationship between business owners' personality traits, business creation, and success. European Journal of Work and Organizational Psychology, 16(4), 353-385.
Ringle, C. M., Silva, D. & Bido, D. (2014). Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73.
Santos, P. C. F. (2008). Uma escala para identificar potencial empreendedor (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/91191/247610.pdf.
Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 25(1), 217-226.
Silva, I. B., & Nakano, T. C. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliação Psicológica, 10(1), 51-62.
Stone, M. (1974).Cross-Validatory Choice and Assessment of Statistical Predictions, Journal of the Royal Statistical Society, 36(2), 111-147.
Trentini, C. M., Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Teixeira, M. A. P., Gonçalves, M. T. A., & Thomazoni, A. R. (2009). Correlações entre a EFN-escala fatorial de neuroticismo e o IFP-inventário fatorial de personalidade. Avaliação Psicológica, 8(2), 209-217.
Tupes, E.C., & Christal, R.E. (1961). Recurrent personality factors based on trait ratings. Technical Report ASD-TR-61-97, Lackland Air Force Base, TX: Personnel Laboratory, Air Force Systems Command. Recuperado de https://apps.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/267778.pdf.
Von Graevenitz, G., Harhoff, D., & Weber, R. (2010). The effects of entrepreneurship education. Journal of Economic Behavior & Organization, 76(1), 90-112.
Yong, L. (2007). Emotional excellence in the workplace: Leonard Personality Inventory (LPI) personality profiling (Doctoral dissertation). Kuala Lumpur, Malaysia: Leonard Personality Incorporated.
Zhao, H., & Seibert, S. E. (2006). The big five personality dimensions and entrepreneurial status: a meta-analytical review. Journal of Applied Psychology, 91(2), 259-271.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. The author(s) authorize the publication of the article in the journal.
2. The author(s) ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal(s).
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the author(s).
4. The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms of APA.
5. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work after publication simultaneously licensed under a (Creative Commons (CC BY 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are permitted and encouraged to post their work (Submitted version, Accepted version [Author Accepted Manuscript], or Published version [Version of Record]) online, e.g., in any repository, Any website or Author’s homepage , as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work. The REGEPE ask as policy conditions for the Authors to: Must link to published article with DOI. See the Effect of Open Access at: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html