O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas

Autores/as

  • Dafne Wandressa Salvador dafnews@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Natália Rese resenati@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná – UFPR.

DOI:

10.14211/regepe.v6i1.492

Palabras clave:

Estratégia como prática, Strategizing, Sensegiving, Narrativa, Hibridismo organizacional

Resumen

Por meio da perspectiva da estratégia como prática busca-se compreender o processo de sensegiving na elaboração de sentido da estratégia em pequenas empresas, caracterizadas como organizações híbridas, compreendidas a partir de negócios sociais. Parte-se da ideia de que as tensões inerentes a esses tipos de organizações exigem esforços de sensegiving em suas narrativas para que sua estratégia seja compartilhada. A fim de compreender o sensegiving no processo de elaboração de sentido da estratégia em organizações híbridas, este trabalho adota a perspectiva da estratégia como prática e constrói seu argumento em duas partes. Apresenta-se a estratégia como prática e o strategizing, focando no processo de sensegiving, e as narrativas organizacionais. Posteriormente traz-se a lógica institucional, que dá suporte para compreender as organizações híbridas. Nesse contexto, optou-se por análise e coleta de evidências empíricas por meio de entrevistas narrativas e documentos secundários. O campo de pesquisa escolhido foi o de negócio social, por ser considerado um tipo ideal de organização híbrida. Foram estudadas duas organizações de pequeno porte, aqui nominadas como Alfa e Beta. Evidenciou-se que a complexidade organizacional dos negócios sociais se dá pela tensão entre duas lógicas que parecem contrastantes, mas que permitem a uma organização operar de modo a conquistar sua sustentabilidade, uma vez que no caso dos negócios sociais as lógicas de mercado dão sustentação para que seja possível alcançar o benefício social. No entanto, dada essa dualidade e contraste aparente essas organizações precisam reforçar seu esforço de sensegiving para suas narrativas com a finalidade de auxiliar na compreensão de seus públicos para o entendimento de sua estratégia.

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Biografía del autor/a

Dafne Wandressa Salvador, Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração na Universidade Federal do Paraná – PPGADM/UFPR, Curitiba.

Natália Rese, Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, (Brasil). Professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGADM/UFPR.

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Publicado

01-04-2017

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Cómo citar

Salvador, D. W., & Rese, N. (2017). O Sensegiving no Processo de Elaboração de Sentido da Estratégia em Pequenas Empresas Caracterizadas como Organizações Híbridas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(1), 128–159. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.492

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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