Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: O caso do IFES e sua participação na OBAP
DOI:
10.14211/regepe.v3i2.125Palavras-chave:
Formação de Jovens Empreendedores, Sustentabilidade, Agropecuária, Empreendedorismo Sustentável.Resumo
Uma lacuna ainda presente na literatura diz respeito a forma com que os atores envolvidos no ensino Técnico em Agropecuária reagem a formação empreendedora no cotidiano escolar. O presente artigo avalia e discute a experiência do IFES Itapina, que inseriu em seu currículo, discussões e iniciativas voltadas para o empreendedorismo, com o objetivo de preparar os discentes para participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP. O foco deste trabalho é compreender as mudanças resultantes desta iniciativa e as conseqüências para os atores envolvidos neste processo formativo. O desenvolvimento teórico se fez a partir das discussões sobre os aspectos que interferem na formação empreendedora preconizadas por Filion (2004) e Dornelas (2001). A legitimação teórica foi feita com base nas entrevistas com discentes e docentes do IFES – Itapina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-05-2014
Métricas
Visualizações do artigo: 2946 pdf downloads: 2069
Como Citar
Malacarne, R., Brunstein, J., & Brito, M. D. (2014). Formação de Técnicos Agropecuários Empreendedores: O caso do IFES e sua participação na OBAP. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(2), 20–41. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.125
Edição
Seção
Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.