O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade

Autores

  • Raul Afonso Pommer Barbosa raulpommer@hotmail.com
    UNIR - Universidade Federal de Rondônia.
    https://orcid.org/0000-0002-1914-5184
  • Eliane Alves da Silva elianealvesil@yahoo.com.br
    UNIR - Universidade Federal de Rondônia.
  • Fernando Hungaro Lemes Gonçalves hungarofernando@gmail.com
    UNIR - Universidade Federal de Rondônia.
  • Fábio Rogério de Morais fabiomorais@unir.br

DOI:

10.14211/regepe.v9i1.1589

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Empreendedor, Traços de Personalidade, Desenvolvimento

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar a relação existente entre os traços de personalidade do Big Five (abertura, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo) e a educação empreendedora, especialmente comparar a intenção de empreender de alunos dos ensinos fundamental e médio que receberam a educação empreendedora com àqueles que não a receberam.

Método: Utilizou-se do instrumento IGPF-5 para a coleta de dados e as análises de dados foram realizadas por meio de Modelagem de Equações Estruturais (SEM).

Originalidade/Relevância: A pesquisa identifica que a educação empreendedora atua sobre os traços de personalidade e impacta positivamente a intenção de empreender de jovens alunos dos ensinos fundamental e médio, especialmente nas fases de desenvolvimento e formação empreendedora.

Resultados: Pode-se afirmar que na amostra pesquisada há influência dos cursos ofertados pela Junior Achievement sobre a percepção empreendedora dos alunos, por meio da confirmação das hipóteses.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados desta pesquisa abrem caminho para outros estudos em relação ao ensino do empreendedorismo e como ele deve ser abordado nas disciplinas. Identificou-se aspectos-chave proporcionados pelo conhecimento adquirido, além de contribuir com um modelo de análise para estudos futuros. O instrumento utilizado proporciona a replicação desta pesquisa em outras realidades, o que trará novas informações sobre o ensino do comportamento empreendedor.

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Biografia do Autor

Raul Afonso Pommer Barbosa, UNIR - Universidade Federal de Rondônia.

Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) . Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Rondônia (FARO). Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduando em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (UNSL).

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Publicado

02-01-2020

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Como Citar

Barbosa, R. A. P., da Silva, E. A., Gonçalves, F. H. L., & de Morais, F. R. (2020). O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), 124–158. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1589

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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