Compreensão do crowdfunding como redes colaborativas para startups: Uma agenda de pesquisa

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2581

Palavras-chave:

Startup, Crowdfunding, Redes colaborativas, Agenda de pesquisa

Resumo

Objetivo: Contribuir para a expansão da eficiência de estratégias de crowdfunding, a partir da incorporação da perspectiva de uma rede colaborativa, no financiamento da operação de partida de startups. Nesse sentido, o foco do estudo residiu na investigação da propriedade da compreensão do processo de crowdfunding como uma rede com gestão e cultura colaborativa. Metodologia: inventário da literatura orientado para a identificação de convergências conceituais entre crowdfunding e redes colaborativas, avaliando-se a viabilidade de aperfeiçoamento potencial de estratégias de crowdfunding por meio da compreensão desse processo como uma rede colaborativa. Relevância/originalidade: o artigo oferece uma abordagem inovadora e adicional para a estratégia de crowdfunding, colaborando conceitual e operacionalmente no seu design e gestão, quando considerada como uma rede de colaboração. Resultados: o estudo oferece um cotejamento conceitual consistente entre dimensões associadas a crowdfunding e redes colaborativas, identificando o nível de convergência teórica entre essas e, desse modo, indicando a viabilidade de redes colaborativas como um aporte teórico relevante na construção e gerenciamento de crowdfundings.   Contribuições teórico-metodológicas: o trabalho fornece, como principais contribuições teóricas, (a) evidências consistentes de compatibilidade conceitual entre os construtos estudados e (b) proposição de uma agenda de pesquisa, sugerindo-se potenciais questões de pesquisa para futuros estudos, baseada nessa convergência entre crowdfunding de startups e redes colaborativas.

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Publicado

27-09-2024

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Como Citar

Telles, R., Goes, W. M. de, Ferreira, G. G., Zenke, A. A., & Ferraro, R. (2024). Compreensão do crowdfunding como redes colaborativas para startups: Uma agenda de pesquisa. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 13(3), e2581. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2581

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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