Educação Empreendedora como Método: O Caso do Minor em Empreendedorismo Inovação da UFF

Autores

  • Fabiane da Costa e Silva fabianecostaesilva@id.uff.br
    Programa de Pós-Graduação Em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF)
  • Rafael Cuba Mancebo cuba.mancebo@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF) Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio.
  • Sandra Regina Holanda Mariano sandramariano@id.uff.br
    Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF)

DOI:

10.14211/regepe.v6i1.411

Palavras-chave:

educação, empreendedorismo, método, práticas,

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a educação empreendedora como método de ensino, entendido como uma forma de conciliar teoria e prática. Para tanto, utilizou-se do referencial desenvolvido por Neck, Greene & Brush (2014) que elencaram cinco práticas que devem ser consideradas para o ensino do empreendedorismo sob esta perspectiva: criação, empatia, experimentação, jogos e reflexão. O desenho metodológico foi o estudo de caso em profundidade em que é apresentado o curso Minor em Empreendedorismo e Inovação (MEI) da Universidade Federal Flumimense (UFF). Espera-se que este trabalho permita uma reflexão sobre as agendas para a educação empreendedora no Brasil e também de pensá-la como uma forma de melhorar a educação e as condições sociais e econômicas do Brasil.

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Biografia do Autor

Fabiane da Costa e Silva, Programa de Pós-Graduação Em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, (Brasil). Colaboradora pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Rio de Janeiro.

Rafael Cuba Mancebo, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF) Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio.

Doutorando em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RIO, (Brasil). Professor Substituto pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Rio de Janeiro.

Sandra Regina Holanda Mariano, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF)

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, (Brasil). Professora associada ao Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense – UFF, Rio de Janeiro.

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Publicado

01-04-2017

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Como Citar

e Silva, F. da C., Mancebo, R. C., & Mariano, S. R. H. (2017). Educação Empreendedora como Método: O Caso do Minor em Empreendedorismo Inovação da UFF. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(1), 196–216. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i1.411

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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