Estilo Cognitivo e as Dimensões do Processo de Estratégia em Micro e Pequenas Empresas

Autores

  • Rafael Morais Pereira rmorais@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Felipe Mendes Borini fborini@usp.br
    Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
  • Adalberto Américo Fischmann aafischm@usp.br
    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

DOI:

10.14211/regepe.v6i3.497

Palavras-chave:

Processo de Estratégia, Estilo Cognitivo Divergente Holístico, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

O processo da estratégia empresarial apresenta três dimensões: o pensamento lógico ou criativo, a formação deliberada ou emergente e a mudança revolucionária ou evolucionária. Ademais, o estilo cognitivo do estrategista também ganhou ênfase no campo da estratégia, sendo caracterizado pelo padrão individual de processamento de informações. Alinhando a cognição às dimensões do processo estratégico, adotamos como recorte as micro e pequenas empresas, consideradas como organizações empreendedoras. O objetivo geral do artigo foi analisar a relação entre o estilo cognitivo divergente holístico do empreendedor e as três dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas e empresas. Adotou-se uma abordagem quantitativa, com coleta de dados a partir de questionário aplicado a uma amostra de 92 micro e pequenas empresas de um município do estado de São Paulo. Os resultados, a partir da análise da modelagem de equações estruturais, demonstraram a relação entre o estilo divergente holístico com o pensamento estratégico do tipo criativo, com a formação estratégica deliberada e com a mudança estratégica de caráter tanto revolucionário quanto evolucionário. Como contribuições, delineamos que, diante de um estilo divergente holístico, o empreendedor assume um pensamento estratégico criativo e preconiza tanto mudanças revolucionárias quanto evolucionárias. Por outro lado, a criatividade, a inovação e a visão holista do estilo em questão não corroboram necessariamente uma formação estratégica emergente, flexível e colaborativa, pelo contrário, se associam a uma formação deliberada sob responsabilidade exclusiva do empreendedor proprietário.

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Biografia do Autor

Rafael Morais Pereira, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Mestrando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). 

Felipe Mendes Borini, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).  Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM. Professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) na área de Administração Geral. Co-Editor da Revista RAI - Revista de Administração e Inovação.

Adalberto Américo Fischmann, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com mandato de 2014 a 2018.

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Publicado

18-12-2017

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Como Citar

Pereira, R. M., Borini, F. M., & Fischmann, A. A. (2017). Estilo Cognitivo e as Dimensões do Processo de Estratégia em Micro e Pequenas Empresas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(3), 525–552. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i3.497

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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