IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS NA AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR POR UM FUNDO DE PRIVATE EQUITY: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vinícius Atz vinicius.atz@ig.com.br
    Universidade Federal do Paraná
  • Natália Rese resenati@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná

DOI:

10.14211/regepe.v2i2.79

Palavras-chave:

empresas familiares, cultura organizacional, aquisição, fundos private equity.

Resumo

As empresas familiares possuem destaque nas sociedades em que estão inseridas. Neste trabalho foram identificados os elementos culturais presentes na aquisição de uma empresa familiar do setor de transporte de cargas por um fundo de private equity. Foi utilizado como metodologia o estudo de caso; os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas a partir de questionário não-estruturado. Foram entrevistados quatro participantes do processo: dois funcionários da empresa não pertencentes à família, o fundador e o seu filho, sucessor e atual diretor financeiro. A base de análise para a cultura organizacional em empresas familiares foi o modelo proposto por Dyer (1988), que classifica a cultura das empresas familiares em Paternalista, Lassez-faire, Participativa e Profissional. Foi identificada a tentativa de transição da cultura paternalista para a cultura profissional após a entrada dos funcionários do fundo de private equity na empresa.  Após 01 ano de tratativas a negociação foi desfeita. Foram identificadas diferenças na forma de visualização da negociação pelas duas empresas: enquanto os representantes do fundo de private equity focavam primordialmente nos aspectos financeiros e nas possibilidades de ganho com a empresa familiar, os representantes desta idealizaram outros aspectos não financeiros, como as dificuldades do compartilhamento de poder, as diferenças na forma de atendimento a clientes, as diferenças no relacionamento com funcionários, a manutenção de funcionários pertencentes a família e outros com longo tempo de casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Atz, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Natália Rese, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

13-09-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 2669     PDF downloads: 1647

Como Citar

Atz, V., & Rese, N. (2013). IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS NA AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR POR UM FUNDO DE PRIVATE EQUITY: UM ESTUDO DE CASO. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(2), 73–91. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.79

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.