Uso do Marketing Digital: Uma Análise de Empresas de um Parque Tecnológico

Karoline Victorino, Jefferson Dobner Sordi, Manuela Albornoz Gonçalves, Luis Henrique Rauber, Nivia Maria Jahn

Resumo


Objetivo - entender como as pequenas empresas localizadas em um parque tecnológico fazem uso de ações estratégicas e ferramentas de marketing digital para promover seus negócios.

Metodologia/abordagem - sistematizou-se uma coleta de dados exploratória com abordagem qualitativa através de entrevistas em profundidade com empresários do parque tecnológico

Principais resultados - A pesquisa demonstrou que os empreendedores apresentam dificuldades na formação e execução de estratégias de marketing digital. O conhecimento que cada empreendedor tem de cada ferramenta tem reflexos no uso que ele faz das ferramentas disponíveis.

Contribuições teóricas/metodológicas  - Construiu-se um framework demonstrando de que forma as pequenas empresas executam suas estratégias de marketing digital do papel que o conhecimento das ferramentas e métricas tem no uso e nas ações executadas pelas organizações.

Relevância/originalidade - Viu-se a oportunidade de entender como empresas inseridas em ambientes de inovação utilizam as diversas ações estratégicas que o marketing digital oferece e como elas realizam o devido monitoramento das ações realizadas

Contribuições sociais / para a gestão - A partir do trabalho, os gestores de pequenos negócios podem reconhecer quais são as barreiras que encontram para execução de estratégias de marketing digital e buscarem soluções para superar esses desafios, à luz do seu conhecimento e potenciais reflexos nos negócis.


Palavras-chave


Marketing Digital; Ações Estratégicas de Marketing Digital; Métricas

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DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1748

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Rev. Empreendedorismo Gest. Pequenas Empres., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2316-2058    

Prefixo do DOI: 10.14211  Classificação Qualis 2016: B1