COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN

Autores/as

  • Ana Eliza Galvão Cortez anigalvao86@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thaís Barbosa Ferreira thaisufrn@yahoo.com.br
    Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
  • Cristiane de Melo Ferreira crismlferreira@hotmail.com
    Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia _ FAMEC
  • Afrânio Galdino Araújo afranioga@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

10.14211/regepe.v5i2.342

Palabras clave:

Empreendedorismo feminino, Aspectos cognitivos, Aspectos afetivos.

Resumen

Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência.  A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Eliza Galvão Cortez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de gestão organizacional

Thaís Barbosa Ferreira, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba

Cristiane de Melo Ferreira, Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia _ FAMEC

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Afrânio Galdino Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

07-06-2016

Métricas


Visualizações do artigo: 2744     PDF (Português (Brasil)) downloads: 895

Cómo citar

Cortez, A. E. G., Ferreira, T. B., Ferreira, C. de M., & Araújo, A. G. (2016). COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(2), 24–50. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.342

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.