Avaliação da Propensão a Empreender: Uma Proposta de Mensuração Desse Constructo

Autores/as

  • Hong Yuh Ching hongching@fei.edu.br
    Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI, São Paulo.
  • Jose Renato Kitahara jrenatok@gmail.com
    Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI,São Paulo.

DOI:

10.14211/regepe.v6i2.472

Palabras clave:

Empreendedorismo, Atributos Empreendedores, Características Comportamentais Empreendedoras, QEMP.

Resumen

A presente pesquisa tem dois objetivos: identificar os atributos empreendedores relacionados a projetos de empreendedorismo em estudantes universitários e fazer uma análise comparativa entre as características comportamentais empreendedoras (CCE) e esses atributos.  Esta pesquisa é aplicada quanto à sua natureza e tem objetivo exploratório com caráter quantitativo. Foi utilizado o instrumento de pesquisa QEMP para a identificação dos atributos empreendedores e o Modelo de McClelland (1961) para as características comportamentais empreendedoras (CCE). Embora sejam instrumentos distintos de avaliação do empreendedor, a pesquisa buscou identificar se ambos conseguem perceber o grau de propensão a empreender da população alvo, já que cada um deles avalia o empreendedorismo a partir de um conjunto de múltiplas variáveis. Os resultados do processamento dos dados ensejaram a proposição de duas escalas (EMP_QEMP e EMP_CCE) que podem sintetizar essa propensão. Foram estudadas duas amostras coletadas na mesma instituição de ensino superior (IES), uma com 193 respondentes, referente ao período 2014-2015 com as CCE e outra, QEMP, com 60 alunos, em 2016. A Análise de Cluster K-Means de ambas amostras resultaram dois grupos característicos, os estudantes do grupo maior (com 70% dos respondentes) apresentam maior orientação e propensão a empreender em contraste com o outro grupo com menor grau de propensão, mas não apresentam aversão a empreender. O que aparece de comum nos dois grupos maiores de ambas amostras são jovens altamente inclinados para o empreendedorismo e com necessidade de realização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hong Yuh Ching, Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI, São Paulo.

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo. Professor Titular na Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI, São Paulo.

Jose Renato Kitahara, Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI,São Paulo.

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Adminstração e Contabilidade - FEA/USP, São Paulo. Professor na Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - FEI, São Paulo.

Citas

Ang, S. H., & Hong, D. G. P. (2000). Entrepreneurial Spirit among East Asian Chinese. Thunderbird International Business Review, 42 (3), 285–309.

Ching, Hong Yuh, & Kitahara, José Renato (2015). Propensão a empreender: uma investigação quantitativa baseada nas características empreendedoras de alunos do curso de administração. Revista de Ciências da Administração, 17 (43), 99-111.

Clinton Education. (2016). Metodologia QEMP. Disponível em <http://www.clinton.com.br>. Acesso em Agosto.

Envick, B. R. (2013). Achieving entrepreneurial success through with passion, vision & courage: a cognitive model for developing entrepreneurial intelligence. Academy of Entrepreneurship Journal, 20 (1), 55-70.

Especialização em Desenvolvimento de Empreendedores. Disponível em : <http://qemp.com.br/>.

European Commission. (2003). Green Paper - Entrepreneurship in Europe. Brussels: DG Enterprise. European Commission.

Farouk, A., & Ikram, A. (2014). The influence of individual factors on the entrepreneurial intention. International Journal of Managing Value and Supply Chains, 5 (4).

Fávero, L P., Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L. (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Fontela, E., Guzmán, J., Perez, M., & Santos, F. J. (2006). The Art of Entrepreneurial Foresight, Foresight, 8 (6), 3-13.

Guerra, M. J., & Grazziotin, Z. J. (2010). In Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro; Elsevier; S Paulo; Sebrae, (Capitulo 4).

Hair Jr., J. F.,Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W.C. (2005). Análise Multivariada de Dados. 5ª ed. Tradução Adonai Schlup e Anselmo Chaves Neto. Porto Alegre: Bookman.

Izedonmi, P. F., & Okafor, C. (2010). The effects of entrepreneurship education of students’ entrepreneurial intentions. Global Journal of Management and Business Research, 10 (6), 49-60.

Keat, O. Y., Selvarajah, C., & Meyer, D. (2011). Inclination towards entrepreneurship among university students: An empirical study of Malaysian university students, International Journal of Business and Social Science, 2, (4), 206-220.

Kume, A., Kume, V., & Shahini, B. (2013). Entrepreneurial characteristics amongst university students in Albania. European Scientific Journal, 9 (16), 206- 225.

McClelland, D. (1961). The Achieving Society, Princeton: D. Van Nostrand CO.

Moriano, J. A., & Liñán, F. (2010). Personal values and entrepreneurial intention: an empirical study, In: ESU Conference, Disponível em http://institucional.us.es/vie/documentos/resultados/JaenMorianoLinan20100823.pdf. Acesso em: Agosto 2016.

Pradhan, R. K., & Nath, P. (2012). Perception of entrepreneurial orientation and emotional intelligence: a study on India´s future techno-managers. Global Business Review, 13 (1), 89-108.

Unctad. (2010). Empretec Programme The Entrepreneur’s Guide. Geneva, Switzerland.

Yusof, M., Sandhu, M. S., & Jain, K.K. (2007). Journal of Asia Entrepreneurship and Sustainability, III (2).

Zaman, M. (2013). Entrepreneurial characteristics among university students: Implications for entrepreneurship education and training in Pakistan. African Journal of Business Management, 7 (39), 4053-4058.

Publicado

01-08-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 3021     PDF (Português (Brasil)) downloads: 935

Cómo citar

Ching, H. Y., & Kitahara, J. R. (2017). Avaliação da Propensão a Empreender: Uma Proposta de Mensuração Desse Constructo. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 6(2), 291–310. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i2.472

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.