RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA: A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS
DOI:
10.14211/regepe.v2i2.62Palabras clave:
responsabilidade social empresarial, setor hoteleiro, diferenças de porteResumen
Há uma preocupação global no mundo empresarial em adotar práticas de acordo com o desenvolvimento sustentável, isso é feito por meio de ações de responsabilidade social empresarial. O presente estudo teve como objetivo investigar se a visão dos atores é influenciada pela variável porte e nível organizacional. Essas variáveis foram representados hotel grande ou pequeno e pertencimento ao nível operacional ou gerencial. O lócus de pesquisa escolhido foram hotéis de Brasília devido à importância que o turismo ganhou ultimamente no país e carência de pesquisas que relacionem este setor à responsabilidade social empresarial. A metodologia desenhada para tanto foi composta por duas etapas: uma primeira, quantitativa, em que um survey foi aplicado junto aos gerentes dos hotéis e uma segunda, com caráter qualitativo, em que foram selecionados dois hotéis e foram entrevistados representantes do nível gerencial e operacional. Como resultado, verificou-se que as ações de responsabilidade ambiental são mais praticadas pelos hotéis do que as ações sociais e os hotéis de grande porte praticam ações de RSE mais do que os de pequeno porte. As variáveis porte e nível hierárquico foram determinantes para diferenças e semelhanças na visão dos entrevistados.
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