RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA: A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS

Autores

  • Ana Carolina Ferreira de Siqueira carolfsiqueira@yahoo.com.br
    Universidade de Brasília
  • Helena Araújo Costa helenacosta@unb.br
    Universidade de Brasília
  • Alissandra Nazareth de Carvalho alissandracarvalho@yahoo.com.br
    Universidade Federal de São Carlos

DOI:

10.14211/regepe.v2i2.62

Palavras-chave:

responsabilidade social empresarial, setor hoteleiro, diferenças de porte

Resumo

Há uma preocupação global no mundo empresarial em adotar práticas de acordo com o desenvolvimento sustentável, isso é feito por meio de ações de responsabilidade social empresarial. O presente estudo teve como objetivo investigar se a visão dos atores é influenciada pela variável porte e nível organizacional. Essas variáveis foram representados hotel grande ou pequeno e pertencimento ao nível operacional ou gerencial. O lócus de pesquisa escolhido foram hotéis de Brasília devido à importância que o turismo ganhou ultimamente no país e carência de pesquisas que relacionem este setor à responsabilidade social empresarial. A metodologia desenhada para tanto foi composta por duas etapas: uma primeira, quantitativa, em que um survey foi aplicado junto aos gerentes dos hotéis e uma segunda, com caráter qualitativo, em que foram selecionados dois hotéis e foram entrevistados representantes do nível gerencial e operacional. Como resultado, verificou-se que as ações de responsabilidade ambiental são mais praticadas pelos hotéis do que as ações sociais e os hotéis de grande porte praticam ações de RSE mais do que os de pequeno porte. As variáveis porte e nível hierárquico foram determinantes para diferenças e semelhanças na visão dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira de Siqueira, Universidade de Brasília

Administração de Empresas

Downloads

Publicado

09-12-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 2958     PDF downloads: 1654

Como Citar

Siqueira, A. C. F. de, Costa, H. A., & Carvalho, A. N. de. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA HOTELARIA: A VISÃO DE EMPRESAS DE DISTINTOS PORTES E ENTRE SEUS DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(2), 92–115. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.62

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.