ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE ESTÁGIO: UMA REALIDADE OU UM DESAFIO?
DOI:
10.14211/regepe.v2i3.95Palabras clave:
Criação do conhecimento, Micro e Pequenas empresas, Programas de estágioResumen
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a implantação de programas de estágio e a construção de conhecimentos em micro e pequenas empresas (MPE’s), identificando, se na prática, esses programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s em um município do Sul de Minas Gerais, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio por meio de uma perspectiva de criação de conhecimentos. Apesar de identificar a possibilidade de construção de conhecimentos, foi evidenciado, como grande dificultador, o desconhecimento dos empresários sobre os benefícios dos programas de estágio para além da redução de custos, fato este que contribui para a fragilidade de muitos desses programas. Ademais, espera-se com o estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, despertando sobre a possibilidade de criação de novos conhecimentos por meio de processos de trocas entre empresas e estudantes.
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