Diga-Me O Que Tu Bebes, Que Te Direi Quem Tu És
DOI:
10.14211/regepe.v8i3.1546Palavras-chave:
Preço, Diferenciação, Brewpub, Estratégia, Caso de EnsinoResumo
Objetivo: O presente caso foi desenvolvido a fim de proporcionar discussão acerca do posicionamento estratégico de uma empresa que passa por mudanças de cenários.
Método: Caso de ensino proveniente de fatos reais baseados na experiência em gestão e consultorias.
Originalidade/Relevância: O caso retrata as atividades do The Factory Brewpub que com uma proposta diferenciada, a começar pelo local de atendimento, dentro de uma chácara, onde são oferecidas as cada vez mais requisitadas, cervejas artesanais produzidas no local e vendidas com exclusividade no estabelecimento, além de burgers e steaks.
Resultados: João Paulo, proprietário do local, após quatro anos de atividade, deparou-se com uma situação em que há conflito de escolha: produzir e vender cervejas diferenciadas, estilos especiais e com um preço alto pelo produto, trabalhando para um público mais seleto, mas com menos movimento no pub? Ou produzir cervejas mais baratas, com foco no custo e preço baixo final, com menos variedades e estilos menos complexos, mas com mais movimento e casa cheia toda semana? Qual estratégia adotar?
Contribuições teóricas/metodológicas: Desenvolver nos alunos a capacidade da leitura de ambiente para a identificação de vantagens competitivas e, sobretudo, estratégias, seja liderança em custos ou diferenciação, que serão mais coerentes para as empresas manterem-se no mercado de forma sustentável e lucrativa.
Downloads
Referências
Faulkner, D., & Bowman, C. (1995). The Essence of Competitive Strategy, Prentice Hall.
Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2006). Exploring Corporate Strategy, 7th edition, Prentice Hall.
Johnson, G., Whittington, R., Scholes, K., Angwin, D., & Regner, P. (2016). Exploring strategy: Text & cases, 11th edition, Pearson.
Porter, M. (1985). Competitive Advantage – Creating and Sustaining Superior Performance, ed. 1998, The Free Press.
Porter, M. (1986). Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Tradução de Elisabeth Maria de Pinho Braga, Editora Campus, 7a. Edição.
Porter, M. (1996). What is Strategy? Harvard Business Review, November-December, p. 61-78.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 2783 PDF downloads: 426 PDF (English) downloads: 219
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.