Competências Empreendedoras na Indústria Criativa: Meios e necessidades de Aprendizagem de Músicos

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i4.1791

Palavras-chave:

Competências Empreendedoras, Indústria Criativa, Processo de Aprendizagem, Indústria da Música

Resumo

Objetivo: compreender como músicos aprendem e quais são as suas necessidades de aprendizagem de competências empreendedoras.

Metodologia/abordagem: a pesquisa é qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 31 músicos independentes brasileiros. Os dados foram analisados via codificação aberta, com apoio do software NVIVO.

Principais resultados: com relação ao aprendizado, os resultados indicam que a maioria dos músicos aprende melhor por meio da prática, busca informações e conteúdos no Youtube e tem dificuldades de concentração ao aprender. Quanto às necessidades de aprendizagem de competências empreendedoras, destacam-se as competências de gestão, especialmente gestão do tempo e organização.

Contribuições teóricas/metodológicas: o artigo contribui com estudos sobre empreendedorismo na indústria criativa, com foco no campo da educação empreendedora no setor das artes, considerando a Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) como lente teórica. Traz evidências sobre como a aprendizagem experiencial ocorre nesse contexto.

Relevância/originalidade: este artigo traz evidências sobre o processo de aprendizagem de profissionais criativos (músicos) e revela as suas principais necessidades de desenvolvimento de competências empreendedoras.  A pesquisa fornece informações relevantes para a elaboração de futuras propostas de capacitação desses profissionais.

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Biografia do Autor

Tatiane Brum de Oliveira Reis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Tatiane Reis é doutoranda em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS (2016), onde pesquisa sobre o uso da gamificação para o desenvolvimento de competências empreendedoras de profissionais da Indústria Criativa. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2010). Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2005). Empreendedora e professora universitária há mais de 11 anos, sendo 6 deles dedicados à coordenação de curso de graduação. Atuou em diversas posições de liderança em organizações institucionais, educacionais e associações sem fins lucrativos. Trabalha com desenvolvimento de competência empreendedoras e seu impacto na construção de ambientes de trabalho mais humanos e inovadores. Usando Aprendizagem Experiencial trabalha especialmente com o desenvolvimento de habilidades comportamentais. É sócia da ONE Produtora Musical (SP) e CEO do NovoArtista.com (SP) uma plataforma de educação online focada na profissionalização da carreira de músicos independentes e bandas. Neste momento realizando seu doutorado sanduíche na École des Hautes Études Commerciales de Montréal/Canadá pesquisando sobre competências empreendedoras, aprendizagem experiencial e gamificação. Áreas de interesse: desenvolvimento de competências empreendedoras, aprendizagem experiencial, desenvolvimento humano, gamificação e empreendedorismo.

Amarolinda Iara da Costa Zanela Klein, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Amarolinda Klein é pesquisadora do CNPq (Bolsista Produtividade), é doutora em Administração pela FEA/USP (2005), pós-doutora em Administração pela Université Pierre Mendès France - Grenoble - França (2012-2013), foi PhD research student da London School of Economics and Political Science (LSE) - Londres - Inglaterra - (2004-2005). Atualmente é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - RS. Possui experiência de pesquisa e de consultoria na área de Administração/Tecnologia/Sistemas de Informação, incluindo coordenação de projetos de pesquisa CNPq e CAPES. É consultora ad hoc da Capes, CNPq, FACEPE e FAPERGS. Publicou artigos, livros e capítulos de livros no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos, e em periódicos como: Journal of Information Technology, Computers in Industry, International Journal of Information and Communication Technology Education, Journal of Global Information Management, Journal IEEE Latin America, International Journal of Learning Technology, Brazilian Administration Review, RAC, RAE, RAUSP, ReAD. É membro de corpo editorial e avaliadora de diversos periódicos e congressos nacionais e internacionais na área de Administração/Sistemas de Informação. É membro do comitê científico da área de Administração da Informação na ANPAD, membro da AIS (Association for Information Systems) e da Academy of Management. Seus tópicos de interesse são: Computação móvel e ubíqua aplicada a negócios, Internet da Coisas (IoT), mudanças organizacionais e geração de inovações com o uso de Tecnologia da Informação. 

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Publicado

02-09-2020

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Como Citar

Reis, T. B. de O., & Klein, A. I. da C. Z. (2020). Competências Empreendedoras na Indústria Criativa: Meios e necessidades de Aprendizagem de Músicos. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(4), 556–588. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1791

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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