Pesquisa quantitativa em empreendedorismo e o apoio do software R para análise de dados

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2384

Palavras-chave:

Métodos quantitativos, Software R, Dados secundários

Resumo

Objetivo do estudo: o presente texto visa apresentar um panorama sobre pesquisa quantitativa em empreendedorismo no Brasil, bem como descrever possibilidades para o avanço desta abordagem. Metodologia e abordagem: o artigo consiste em uma publicação conduzida a partir de levantamentos bibliográficos na literatura científica de empreendedorismo e discussões teóricas. Principais Resultados: maior parte das pesquisas nacionais em empreendedorismo são de natureza qualitativa. Apesar da relevância desta abordagem, acredita-se que a pesquisa quantitativa possui múltiplas potencialidades, sobretudo associada ao uso de dados oriundos de fontes secundárias. Principais Contribuições teóricas e metodológicas: apresentamos bases de dados públicas que podem ser empregadas por pesquisadores de empreendedorismo para avançar na teoria. Algumas estratégias de uso destas bases são exemplificadas por meio de um breve tutorial em linguagem R. Finalmente, debatemos acerca de estratégias para robustecer pesquisas quantitativas da área, bem como trazemos uma agenda de pesquisa. Relevância/Originalidade: são apresentados conteúdos que ainda são pouco explorados na literatura nacional, como o uso de dados secundários e machine learning. Contribuições sociais e gerenciais: algumas das bases apresentadas no estudo são de fonte governamental e podem ser utilizadas para fundamentar a construção de políticas públicas para o empreendedorismo. Ademais, os preceitos sobre pesquisa quantitativa apresentados neste editorial podem apoiar gestores que atuam com análises de dados na formulação de estudos mais robustos, independente da área de atuação, seja prático ou acadêmico.

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Biografia do Autor

Daniel do Prado Pagotto, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

é mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás e atualmente é doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB). Atua como Coordenador Adjunto do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI-UFG). Suas pesquisas envolvem as áreas de empreendedorismo e inovação em serviços, com ênfase no uso de métodos quantitativos e dados secundários. Suas pesquisas vem sendo publicadas em revistas como Revista de Inteligência Competitiva, Humanidades & Inovação, REGEPE e eventos.

Cândido Borges, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é Professor na Universidade Federal de Goiás, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFG). Ph.D. em administração pela HEC Montréal, Canadá, com Pós-Doutorado pela EAESP-FGV. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI). Suas pesquisas estão voltadas principalmente para os temas da criação de empresas, do trabalho por conta própria e das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Seus artigos vem sendo publicados em revistas como Future Studies Research Journal, Humanidades & Inovação, REGEPE, RAUSP, dentre outras.

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Publicado

02-05-2023

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Como Citar

Pagotto, D. do P., & Borges, C. (2023). Pesquisa quantitativa em empreendedorismo e o apoio do software R para análise de dados. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2384. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2384

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