Usos e impactos da pesquisa GEM para o empreendedorismo

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2461

Palavras-chave:

Pesquisa em empreendedorismo, Levantamento bibliográfico, Global Entrepreneurship Monitor, GEM, Políticas públicas, Brasil

Resumo

Objetivos: (1) descrever a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), (2) mapear seus usos em publicações brasileiras e (3) exemplificar seu uso em políticas públicas e outras formas de favorecimento do empreendedorismo em diferentes países. Metodologia: levantamento bibliográfico de estudos brasileiros complementado por exemplos do uso do GEM em outros países. Principais resultados: Alguns tipos de uso de dados e resultados do GEM predominam: suas citações no referencial teórico ou na introdução/contextualização dos estudos publicados; sua inclusão na lista final de referências, mas não no texto principal; e como referência indireta pela citação de estudos anteriores que utilizaram o GEM. Repetiu-se o achado de Gimenez e Inácio Júnior (2017) de menor presença de uso dos dados do GEM para estudos específicos nos artigos levantados. Relevância/originalidade: Apresenta-se o histórico da realização do GEM no Brasil, a atualização dos resultados nos estudos brasileiros de empreendedorismo e exemplos de impactos do GEM na formulação de ações e políticas públicas em diversos países. Contribuições teórico-metodológicas: Indica-se a escassez nos estudos brasileiros dos usos mais sofisticados da base de dados do GEM. Recomenda-se, então, a exploração de seus dados longitudinais e a multiplicação dos estudos explorando o GEM na abordagem de temas específicos de empreendedorismo, além de mais usos dos dados do GEM para nortear a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Rose Mary Almeida Lopes, Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), São Paulo,SP, Brasil

é Vice-Presidente da ANEGEPE no mandato 2022-2024. É mestre e doutora em Psicologia Social pela USP. Foi professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da ESPM/SP. É gestora do Projeto GEM. Foi coautora dos relatórios GEM Brasil, São Paulo e Rio Grande do Sul 2020, GEM Brasil e São Paulo 2022.

Edmilson de Oliveira Lima, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil

é Ph.D. em Administração pela HEC Montreal, Canadá. Trabalha como pesquisador e professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Brasil. É o editor científico da revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review e o diretor científico da ANEGEPE –Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Simara Maria de Souza Silveira Greco, Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), São Paulo,SP, Brasil

é Especialista em Ciências Econômicas com ênfase em Engenharia Econômica pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial da FAE - Faculdade de Administração e Economia (424 horas/aula) – 1993; Graduada em Estatística pela Universidade Federal do Paraná – 1984; e Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – 1977. Entre 2008 a 2010, foi membro da diretoria do GERA – Global Entrepreneurship Research Association. Associada à ANEGEPE- Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Atualmente é a Coordenadora do projeto GEM no Brasil pela ANEGEPE e GEM Brasil Team Leader junto ao GERA.

Fernando Antonio Prado Gimenez, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

possui doutorado pela Manchester Business School - University of Manchester (1995). Atualmente é professor titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia, políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e pequena empresa. Atualmente é presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE).

Marco Aurélio Bedê, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Brasília, DF, Brasil

é economista na Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência (UGE) do Sebrae-NA. Possui Doutorado e Mestrado em economia pela USP. É autor de diversos estudos, pesquisas e artigos sobre Empreendedorismo, Pequenos Negócios e indústria metal-mecânica no Brasil (automobilística, autopeças e siderurgia), com foco nas áreas de Empreendedorismo, Economia Industrial e Economia da Tecnologia.

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Publicado

08-12-2023

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Como Citar

Lopes, R. M. A., Lima, E. de O., Greco, S. M. de S. S., Gimenez, F. A. P., & Bedê, M. A. (2023). Usos e impactos da pesquisa GEM para o empreendedorismo . REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(3), e2461. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2461

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