O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora
DOI:
10.14211/regepe.v6i2.563Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Métodos de EnsinoResumo
A educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país. Por esse motivo, tem despertado o interesse de muitos pesquisadores nacionais e internacionais. A efetividade de tal educação está diretamente relacionada ao uso apropriado de métodos e estratégias de ensino capazes de instruir e preparar os estudantes com habilidades e conhecimentos necessários para a condução de novos negócios. Em vista disso, este ensaio teórico tem como objetivo identificar os principais métodos e práticas de ensino adequados à educação empreendedora, bem como os conceitos e as características do tema a partir da revisão da literatura. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um levantamento bibliográfico em nível nacional e internacional nos principais periódicos relacionados ao tema entre os anos de 2005 a 2015. Para o desenvolvimento de pesquisas, percebeu-se a dificuldade de separar o papel da educação empreendedora de outros fatores que possam contribuir para a formação do empreendedor. Outro ponto que a revisão de literatura revela é a importância dos métodos ativos para essa formação, mas as pesquisas indicam também o uso de métodos passivos de aprendizagem. Logo, compreender a interação entre esses métodos no ensino do empreendedorismo parece ser um ponto importante da agenda de novas pesquisas na área.
Downloads
Referências
Anastasiou, L. G. C., & Alves, L. P. (2012). Estratégias de ensinagem. In Anastasiou, L. G. C., & Alves, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. (10a ed.). (pp. 67-100). Joinville: Univille.
Arasti, Z., Falavarjani, M. K., & Imanipour, N. (2012). A Study of Teaching Methods in Entrepreneurship Education for Graduate Students. Higher Education Studies, 2(1), 1-10.
Bagheri, A., & Pihie, Z. A. L. (2009). Exploratory Study of Entrepreneurial Leadership Development of University Students. European Journal of Social Sciences, 11(1), 177-190.
Bakar, R., Islam, M. A., & Lee, J. (2015). Entrepreneurship Education: experiences in selected countries. International Education Studies, 8(1), 88-99.
Blenker, P., Elmholdt, S. T., Frederiksen, S. H., Korsgaard, S., & Wagner, K. (2014). Methods in entrepreneurship education research: a review and integrative framework. Education +Training, 56(8/9), 697-715.
Bonocielli Junior, S. G., Lopes, P. C., & Westphal, F. K. (2014). Ética empresarial e jogos de empresa: desenvolvimento de dilemas éticos e aplicação em simulador empresarial. Revista Economia & Gestão, 14(34), 58-85.
Cantillon, R. (2002). Ensaio sobre a natureza do comércio em geral. (F. G. Figueira, Trad.). Curitiba: Segesta Editora Ltda.
Casagrande, M. D. H., Bornia, A. C., Casagrande, J. L., & Mecheln, P. J. V. (2014). Jogos de Empresas no Ensino da Contabilidade Tributária. Contabilidade Vista & Revista, 25(1), 34-58.
Cheung, CK., & Au, E. (2010). Running a small business by students in a secondary school: its impact on learning about entrepreneurship. Journal of Entrepreneurship Education, 13, 45-63.
Cunha, R. A. N. (2004). A universidade na formação de empreendedores: a percepção prática dos alunos de graduação. In Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 28, Curitiba/PR.
Cruz Júnior, J. B., Araújo, P. C., Wolf, S. M., & Ribeiro, T. (2006). Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e prática. Revista de Ciências da Administração, 8(15), 9-29.
Dolabela, F. (2008). Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante.
Dornelas, J. C. A. (2015). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. (5a ed.). Rio de Janeiro: Empreende / LTC.
Elmuti, D., Khoury, G., & Omran, O. (2012). Does entrepreneurship education have a role in developing entrepreneurial skills and ventures effectiveness? Journal of Entrepreneurship Education, 15, 83-98.
Fayolle, A., Gailly, B., & Lassas-Clerc, N. (2006). Assessing the impact of entrepreneurship education programmes: a new methodology. Journal of European Industrial Training, 30(9), 701-720.
Ferreira, E. R. A., & Freitas, A. A. F. (2013). Propensão empreendedora entre estudantes participantes de empresas juniores. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2(3), 3-32.
Ferreira, J. M., Ramos, S. C., & Gimenez, F. A. P. (2006). Estudo comparativo das práticas didático-pedagógicas do ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras e norte-americanas. Revista Alcance, 13(2), 207-226.
Ferreira-da-Silva, R. C., & Pinto, S. R. R. (2011). Organização de aprendizagem em uma Empresa Júnior. Administração: Ensino e Pesquisa, 12(1), 11-39.
Fiala, N., & Andreassi, T. (2013). As incubadoras como ambientes de aprendizagem do empreendedorismo. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(4), 759-783.
Filardi, F., Barros, F. D., & Fischmann, A. A. (2014). Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 13(3), 123-140.
Filion, L. J. (1999). Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. (M. L. Galizzi, P. L. Moreira, Trads.). Revista de Administração, 34(2), 6-28.
Gangwar, S., & Vishwakarma, M. S. K. (2013). Entrepreneurship. International Journal on Research and Development: A Management Review, 2(1), 85-87.
Gerba, D. T. (2012). The context of entrepreneurship education in Ethiopian universities. Management Research Review, 35(3/4), 225-244.
Gil, A. C. (2011). Didática do ensino superior. (4a ed.). São Paulo: Atlas.
Giovanela, A., Gouveia, A. B. C. T. de Frâncio, S., & Dalfano, O. (2010). As características da disciplina de empreendedorismo em Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina, 3(1), 69-84.
Gonçalves Filho, C., Veit, M. R., & Monteiro, P. R. R. (2013). Inovação, estratégia, orientação para o mercado e empreendedorismo: identificação de clusters de empresas e teste de modelo de predição do desempenho nos negócios. Revista de Administração e Inovação, 10(2), 81-101.
Guimarães, L. O. (2002). Empreendedorismo no currículo dos cursos de Administração: uma análise da organização didático-pedagógica. Revista Economia & Gestão, 2(4/5), 78-95.
Hawtrey, K. (2007). Using experiential learning techniques. Journal of Economic Education, 38, 143-152.
Henrique, D. C., & Cunha, S. K. (2008). Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie, 9(5), 112-136.
Henry, C., Hill, F., & Leith, C. (2005). Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught? part 1. Education + Training, 47(2), 98-111.
Hessels, S. J. A. (2007). Innovation and international involvement of Dutch SMEs. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, 4(3), 234-255.
Hisrich, R. D., Peters, M. P., & Shepherd, D. A. (2014). Empreendedorismo. (9a ed.). (F. A. Costa, Trad.). Porto Alegre: AMGH.
Ikeda, A. A., Veludo-de-Oliveira, T. M., & Campomar, M. C. (2006). O caso como estratégia de ensino na área de Administração. Revista de Administração, 41(2), 147-157.
Kakouris, A., & Georgiadis, P. (2016). Analysing entrepreneurship education: a bibliometric survey pattern. Journal of Global Entrepreneurship Research, 6(1), 1-18.
Kassean, H., Vanevenhoven, J., Liguori, E., & Winkel, D. E. (2015). Entrepreneurship education: a need for reflection, real-world experience and action. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, 21(5), 690-708.
Katz, J. A. (2003). The chronology and intellectual trajectory of American entrepreneurship education 1876-1999. Journal of Business Venturing, New York, 18(2), 283.
Knotts, T. L. (2011). The SBDC in the classroom: providing experiential learning opportunities at different entrepreneurial stages. Journal of Entrepreneurship Education, 14(1), 25-38.
Kuratko, D. F. (2005). The Emergence of Entrepreneurship Education: development, trends, and challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577 -598.
Landström, H., Harirchi, G., & Aström, F. (2012). Entrepreneurship: exploring the knowledge base. Research Policy, 41(7), 1154-1181.
Lautenschläger, A., & Haase, H. (2011). The myth of entrepreneurship education: seven arguments against teaching business creation at universities. Journal of Entrepreneurship Education, 14(1), 147-161.
Lima, E., Lopes, R. M. A., Nassif, V. M. J., & Silva, D. (2015). Ser seu próprio patrão? Aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, 19(4), 419-439.
Lopes, R. M. A. (2010). Referenciais para a educação empreendedora. In Lopes, R. M. A. (Org.), Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. (pp. 17-44). Rio de Janeiro: Elsevier.
Lourenço, A. A., & Paiva, M. O. A. (2010). A motivação escolar e o processo da aprendizagem. Ciências & Cognição, 15(2), 132-141.
Lourenço, C. D. S., & Magalhães, T. F. (2014). A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(1), 11-42.
Lowman, J. (2007). Dominando as técnicas de ensino. (1a ed.). (H. O. Avritscher, Trad.). São Paulo: Atlas.
Maritz, P. A., & Brown, C. (2013). Illuminating the black box of entrepreneurship education programs. Education + Training, 2(3), 234-252.
Martins, C., Fiates, G. G. S., Dutra, A., Leite, A. L. S., & Giarola, P. G. (2014). Empreendedorismo inovador gerado pelas incubadoras de base tecnológica: mapeamento da produção científica até 2013. Revista de Negócios, 19(2), 86-108.
Mason, C. (2011). Entrepreneruship Education and Research: Emerging Trends and Concerns. Journal of Global Entrepreneurship, 1(1), 13-25.
McClelland, D. C. (1971). Entrepreneurship and Achievement Motivation. In Lengyel, P. (Ed.). Approaches to the Science of Socioeconomic Development. Paris: U.N.E.S.C.O.
Murphy, P. J., Liao, J., & Welsch, H. P. (2006) A conceptual history of entrepreneurial thought. Journal of Management History, 2(1), 12-35.
Mwasalwiba, E. S. (2010). Entrepreneurship education: a review of its objectives, teaching methods, and impact indicators. Education + Training, 52(1), 20-47.
Naia, A., Baptista, R., Januario, C., & Trigo, V. (2015). Entrepreneurship education literature in the 2000s. Journal of Entrepreneurship Education, 18(31), 111-136.
Nassif, V. M. J., Amaral, D. J., & Prando, R. A. (2012). A universidade desenvolve competências empreendedoras? Um mapeamento das práticas de ensino numa universidade brasileira. Administração: Ensino e Pesquisa, 13(3), 597-597.
Nielsen, S. L., & Stovang, P. (2015). DesUni: university entrepreneurship education through design thinking. Education + Training, 57(8/9), 977-991.
Pittaway, L., & Edwards, C. (2012). Assessment: examining practice in entrepreneurship education. Education + Training, 54(8/9), 778-800.
Plebani, S., & Domingues, M. J. C. S. (2009). A utilização dos métodos de ensino: uma análise em um curso de Administração. Revista Angrad, 10(2), 53-72.
Rahman, H., & Day, J. (2015). Involving the entrepreneurial role model: a possible development for entrepreneurship education. Journal of Entrepreneurship Education, 18(1), 86-95.
Rocha, E. L. C., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, 18(4), 465-486.
Saes, D. X., & Pita, F. H. S. (2007). Empreendedorismo no ensino superior: uma abordagem teórica. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, 4(2), 33-41.
Santos, P. M., & Moraes Filho, R. A. (2014). Empreendedorismo na Incubadora da UFRPE: uma reflexão sobre empresas criadas por iniciativas de alunos e docentes. Revista Organizações em Contexto, 10(20), 371-406.
Say, J. A. (1816). A treatise on political economy. London: Sherwood.
Schmidt, S., & Bohnenberger, M. C. (2008). A efetividade das ações para promover o empreendedorismo: o caso da FEEVALE. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 14(1), 1-27.
Schmidt, S., & Bohnenberger, M. C. (2009). Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, 13(3), 450-467.
Schumpeter, J. A. (1961). Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.
Seikkula-Leino, J., Satuvuori, T., Ruskovaara, E., & Hannula, H. (2015). How do Finnish teacher educators implement entrepreneurship education? Education + Training, 57(4), 392- 404.
Silva, S. S., Oliveira, M. A., & Motta, G. S. (2013). Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, 14(4), 677-705.
Swiercz, P. M., & Ross, K. T. (2003, August). Rational, human, political, and symbolic text in Harvard Business School cases: a study of structure and content. Journal of Management Education, Thousand Oaks, 27(4), 407-430.
Teixeira, E. B., Vitcel, M. S., & Lampert, A. L. (2008). Iniciação científica: desenvolvendo competências e habilidades na formação do administrador. Revista de Estudos de Administração, 8(16), 115-144.
Tony, O. A. (2016). Entrepreneurship education: challenges and implications for educators in Higher Education Institutions. International Journal of Information, Business and Management, 8(2), 307-324.
Valadão Júnior, V. M., Almeida, R. C., & Medeiros, C. R. O. (2014). Empresa Júnior: espaço para construção de competências. Administração: Ensino e Pesquisa, 15(4), 693-693.
Verga, E., & Silva, L. F. S. (2014). Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(3), 3-30.
Vérin, H. (1982). Entrepreneurs, enterprises: histoire d‟une idée. Paris: Presses Universitaires de France.
Vesper, K. H., & Gartner, W. B. (1997). Measuring progress in entrepreneurship education. Journal of Business Venturing, New York, 13(1), 403.
Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., & Ribeiro, P. R. (2011). O Ensino de Empreendedorismo nos Cursos de Graduação em Administração: um estudo comparativo entre as universidades estaduais de Londrina e Maringá. Revista de Administração da UFSM, 4(2), 288-301.
Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., Negreiros, L. F., & Ferri, C. M. (2014). A visão dos estudantes universitários de Administração sobre empreendedorismo: comparações entre o Estudo Guesss Brasil 2011 com o levantamento realizado na Universidade Estadual de Londrina- PR. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3(3), 77-103.
Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., Oguido, W. S., Pelisson, C., & Negreiros, L. F. (2013). Ensino de empreendedorismo em Cursos de Administração: um levantamento da realidade brasileira. Revista de Administração FACES Journal, 12(2), 93-114.
Wadhwani, R. D. (2012). How Entrepreneurship Forgot Capitalism: entrepreneurship teaching and research in business schools. Journal of Society, 49(3), 223-229.
Weber, M. (1982). Ensaios de Sociologia. (5a ed.). (W. Dutra, Trad.). Rio de Janeiro: LTC.
Wiklund, J., Davidsson, P., Audretsch, D. B., & Karlsson, C. (2011). The future of entrepreneurship research. Entrepreneurship: Theory and Practice, 35(1), 1(9).
Yusoff, M. N. H. B., Zainol, F. A., & Ibrahim, M. D. B. (2015). Entrepreneurship Education in Malaysia’s Public Institutions of Higher Learning: a review of the current practices. International Education Studies, 8(1), 17-28.
Zhang, M. (2014). Study on Enterprise Education System for Undergraduates in Universities. Higher Education Studies, 4(6), 58-61.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 5634 PDF downloads: 1958
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.