Contribuições de Múltiplas Nacionalidades em Prol da Educação em Empreendedorismo

Autores/as

  • Edmilson de Oliveira Lima editorialregep@gmail.com
    Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA, UNINOVE, São Paulo
  • Júlio Araújo Carneiro da Cunha editorialregep@gmail.com
    Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA, UNINOVE, São Paulo
  • Vânia Maria Jorge Nassif vania.nassif@gmail.com
    Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE
    https://orcid.org/0000-0003-3601-2831

DOI:

10.14211/regepe.v9i1.1835

Palabras clave:

Educação Empreendedora, Empreendedor, Empreendedorismo

Resumen

O objetivo deste editorial é fazer a introdução da edição especial sobre educação em empreendedorismo (EE) da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (REGEPE). Para tanto, aqui se faz uma breve contextualização, levantam-se considerações sobre o tema, sintetizam-se os principais motivos de rejeição dos artigos não incluídos na edição e destacam-se contribuições dos artigos nela publicados, a fim de impulsionar o aperfeiçoamento da pesquisa sobre o tema no Brasil. A chamada da edição desafiou os pesquisadores a apresentarem diferentes visões, teorias e práticas de EE, a partir do estudo de questões críticas, como necessidades de conhecimento e diferenciação frente à educação tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vânia Maria Jorge Nassif, Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas – ANEGEPE

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho - Uninove, na área de Empreendedorismo em Pequenas Organizaçoes. Editora Chefe da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE

 

Citas

Araujo, G. F., & Davel, E. (2018). Educação empreendedora, experiência e John Dewey. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 4, pp. 1-16. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.13291

Baker, T., & Nelson, R. E. (2005). Creating something from Nothing: Resource Construction through Entrepreneurial Bricolage. Administrative Science Quarterly, v. 50, n. 3, pp. 329-366. DOI: https://doi.org/10.2189/asqu.2005.50.3.329

Dewan, J., & Singh, A. K. (2017). The Configuration Approach to Entrepreneurship Education: The Case of an Entrepreneurship Course in a Management Program. In: Entrepreneurship Education (pp. 267-286). Springer, Singapore. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-3319-3_15

Duval-Couetil, N., & Long, Z. (2014). Career impacts of entrepreneurship education: How and when students intend to utilize entrepreneurship in their professional lives. Journal of Business and Entrepreneurship, v. 26, n. 1, pp 63-87.

Fayolle, A., & Redford, D. T. (eds.) (2014). Handbook on the entrepreneurial university. Edward Elgar. DOI: https://doi.org/10.4337/9781781007020

Ferreira, J. M., Gimenez, F. A. P., & Ramos, S. C. (2006). Estudo Comparativo das Práticas Didático-Pedagogógicas do Ensino de Empreendedorismo em Universidades Brasileiras e Norte-Americanas. Revista Alcance, v. 13, n. 2, pp. 207-225.

Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: a behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 36, n. 5, pp. 1019-1051. Doi: 10.1111/j.1540-6520.2012.00537.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2012.00537.x

Gibb, A. A. (2005) Towards the Entrepreneurial University: Entrepreneurship Education as a Lever for Change. National Council for Graduate Entrepreneurship, UK.

Gibb, A., & Hannon, P. D. (2006). Towards the entrepreneurial university? International Journal of Entrepreneurship Education, v. 4,n. 1, pp. 73 -110.

Günzel-Jensen, F., & Robinson, S. (2017). Effectuation in the undergraduate classroom: three barriers to entrepreneurial learning. Education + Training, v. 59, n. 7/8, pp. 780-796. DOI: https://doi.org/10.1108/ET-03-2016-0049

Hameed, I., & Irfan, Z. (2019). Entrepreneurship education: a review of challenges, characteristics and opportunities. Entrepreneurship Education, v. 2, n. 3-4, pp. 135-148. DOI: https://doi.org/10.1007/s41959-019-00018-z

Hannon, P. D. (2013). Why is the entrepreneurial university important? Journal of Innovation Management, v. 1, n. 2, pp. 10-17. DOI: https://doi.org/10.24840/2183-0606_001.002_0003

Honig, B. (2004). Entrepreneurship education: Toward a model of contingency-based business planning. Academy of Management Learning & Education, v. 3, n. 3, pp. 258-273. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2004.14242112

Kuratko, D. F. (2005). The emergence of entrepreneurship education: development, trends, and challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 29, n. 5, pp. 577-598. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x

Kyrö, P. (2015). The conceptual contribution of education to research on entrepreneurship education. Entrepreneurship & Regional Development, v. 5626, n. 14, pp. 1-21. https://doi.org/10.1080/08985626.2015.1085726 DOI: https://doi.org/10.1080/08985626.2015.1085726

Labaki, R. (2013). Beyond the awaking of a “Sleeping Beauty”: Toward business models inclusive of the emotional dimension in entrepreneurship. Entrepreneurship Research Journal, 3(3), 265-276. DOI: https://doi.org/10.1515/erj-2013-0060

Lackéus, M., & Middleton, K. W. (2015). Venture creation programs: bridging entrepreneurship education and technology transfer. Esmerald Insight Education + Training, v. 57, n. 1, pp. 48-73. DOI: https://doi.org/10.1108/ET-02-2013-0013

Lima, E., Lopes, R. M., Nassif, V., & Silva, D. (2015). Opportunities to improve entrepreneurship education: contributions considering Brazilian challenges. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 4, pp. 1013-1051. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12110

Lopes, R. M. A. (2017). Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Alta Books.

Lopes, R. M. A., & Lima, E. (2019). Desafios atuais e caminhos promissores para a pesquisa em empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 4, pp. 284-292. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020190406

Mäkimurto-Koivumaa, S., & Puhakka, V. (2013). Effectuation and causation in entrepreneurship education. International Journal in Entrepreneurial Venturing, v. 5, n. 1, pp. 68-83. DOI: https://doi.org/10.1504/IJEV.2013.051672

McMurray, S., Dutton, M., McQuaid, R., & Richard, A. (2016). Employer demands from business graduates. Education + Training, v. 58, n. 1, pp. 112-132. DOI: https://doi.org/10.1108/ET-02-2014-0017

Nabi, G., Liñán, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Walmsley, A. (2017). The impact of entrepreneurship education in higher education: a systematic review and research agenda. Academy of Management Learning & Education, v. 16, n. 2, pp. 277-299. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026

Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship education: Known worlds and frontiers. Journal of Small Business Management, v. 49, n. 1, pp. 55-70. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-627X.2010.00314.x

Nelson, R., & Lima, E. (2019). Effectuations, social bricolage and causation in the response to a natural disaster. Journal of Small Business Economics. Publicação on-line antecipada. Doi:10.1007/s11187-019-00150-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-019-00150-z

Pittaway, L., & Cope, J. (2007). Entrepreneurship education: A systematic review of the evidence. International Small Business Journal, v. 25, pp. 479-510 DOI: https://doi.org/10.1177/0266242607080656

Rae, D. (2017). Entrepreneurial learning: peripherality and connectedness. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 23, n. 3, pp. 486-503. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEBR-05-2016-0132

Sarasvathy, S. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, v. 26, n. 2, pp. 243-263. Doi:10.5465/amr.2001.4378020. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378020

Turner, T., & Gianiodis, P. (2017). Entrepreneurship unleashed: understanding entrepreneurial education outside of the business school. Journal of Small Business Management, v. 56, n. 1, pp. 131-149. DOI: https://doi.org/10.1111/jsbm.12365

Yarlott, G. (1986). Split‐brain theory and education. British Journal of Educational Studies, v. 34, n. 3, pp. 235–248. DOI: https://doi.org/10.1080/00071005.1986.9973740

Ward, T., & Baruah, B. J. (2014, September). Enhancing intrapreneurial skills of students through entrepreneurship education: a case study of an interdisciplinary engineering management programme. In 13th International Conference on Information Technology based Higher Education and Training (ITHET) (pp. 1-6). IEEE. DOI: https://doi.org/10.1109/ITHET.2014.7155682

Welsh, J. A., & White, J. F. (1981). A small business is not a little big business. Harvard Business Review, v. 59, n. 4, pp. 18-32.

Publicado

12-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 803     PDF (Português (Brasil)) downloads: 355 PDF (English) downloads: 186

Cómo citar

Lima, E. de O., Cunha, J. A. C. da, & Nassif, V. M. J. (2020). Contribuições de Múltiplas Nacionalidades em Prol da Educação em Empreendedorismo. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(1), i-xv. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i1.1835

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>