FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
10.14211/regepe.v2i3.137Palavras-chave:
Educação, Ensino Empreendedor, Ensino Fundamental, Pedagogia Empreendedora.Resumo
A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.Downloads
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Publicado
07-05-2014
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Como Citar
Dolabela, F., & Filion, L. J. (2014). FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(3), 134–181. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.137
Edição
Seção
Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)
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