COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE PROPRIETÁRIOS FRANQUEADOS DE ESCOLAS DE IDIOMAS DO INTERIOR DO PARANÁ
DOI:
10.14211/regepe.v3i3.150Palavras-chave:
Competências empreendedoras, franquias, expectativas de crescimentoResumo
O objetivo geral do presente estudo é analisar as competências empreendedoras de proprietários franqueados de escolas de idiomas no interior do Paraná, de acordo com o modelo de Man e Lau (2000), e as expectativas futuras de crescimento. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo de multicasos e os dados foram coletados por meio de entrevistas com quatro participantes, sendo duas proprietárias de franquias de escolas de idiomas do interior do Paraná. Considera-se que este trabalho atingiu o objetivo proposto, uma vez que as competências puderam ser identificadas e analisadas dentro do modelo adotado e verificada a frequência com que cada uma foi identificada nos empreendedores participantes. Também foi possível verificar que os participantes buscam desenvolver suas competências e que possuem formas semelhantes de fazê-lo. Por fim, pode-se compreender que os franqueados possuem expectativa de crescimento devido à ocorrência de futuras competições esportivas no Brasil e ao aumento da classe C.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 2702 PDF downloads: 972
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.