INFLUÊNCIA DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE DISCENTES EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Raimundo Eduardo Silveira Fontenele fontenele@unifor.br
    Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduaçào em Administração e Controladoria - PPAC
  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil mvobrasil@gmail.com
    Prof. Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA, bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no PPAC da Universidade Federal do Ceara-UFC, doutor em Administração pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGA) da Universidade de Fortaleza-UNIFOR/CE.
  • Antônia Márcia Rodrigues Sousa marciauva2@hotmail.com
    1ª Instituição: UNIFOR - Universidade de Fortaleza - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA - CE 2ª Instituição: Faculdade Luciano Feijão - CE

DOI:

10.14211/regepe.v4i3.191

Palavras-chave:

Intenção Empreendedora, Ensino Superior, Análise Fatorial, Regressão Logística.

Resumo

A atenção despertada em todo o mundo para o empreendedorismo aponta os resultados positivos que a formação de ações empreendedoras em vários segmentos da sociedade tem alcançado. Assim, o objetivo geral do estudo é identificar a influência dos antecedentes pessoais, das competências empresarias e do ambiente institucional na intenção empreendedora dos discentes em uma instituição de Ensino Superior. Para isto, buscou-se analisar a intenção empreendedora em uma amostra de 109 discentes em um centro federal de ensino. A metodologia utilizada é a quantitativa foi baseada nas técnicas de Análise Fatorial e na Regressão Logística. A análise dos dados registrou um aumento da intenção para empreender por busca de independência e autoeficácia empreendedora. Por fim, o objetivo foi alcançado em decorrência das análises realizadas e reforçado por meio da validação de 83% na regressão logística, indicando que é considerado adequado para a realização de predições futuras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduaçào em Administração e Controladoria - PPAC

Doutor em Administração (França)

UFC - Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – CE

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Prof. Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA, bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no PPAC da Universidade Federal do Ceara-UFC, doutor em Administração pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGA) da Universidade de Fortaleza-UNIFOR/CE.

Prof. Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA, bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES no PPAC da Universidade Federal do Ceara-UFC, doutor em Administração pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (PPGA) da Universidade de Fortaleza-UNIFOR/CE.

Antônia Márcia Rodrigues Sousa, 1ª Instituição: UNIFOR - Universidade de Fortaleza - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA - CE 2ª Instituição: Faculdade Luciano Feijão - CE

1ª Instituição: UNIFOR - Universidade de Fortaleza - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – PPGA - CE
2ª Instituição: Faculdade Luciano Feijão -  CE

Downloads

Publicado

27-03-2015

Métricas


Visualizações do artigo: 3664     PDF downloads: 995

Como Citar

Fontenele, R. E. S., Brasil, M. V. de O., & Sousa, A. M. R. (2015). INFLUÊNCIA DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE DISCENTES EM UM INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 4(3), 147–176. https://doi.org/10.14211/regepe.v4i3.191

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.