Como escalar uma startup? O caso da Use Bike e a expansão da locação de bicicletas em hotéis no Brasil

Autores

  • Gianfranco da Silva Araujo gian.sas@gmail.com
    Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-3683-9345
  • Odilo Schwade Junior sktjuniors@gmail.com
    Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-2160-0086
  • Anete Alberton anete@univali.br
    Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-6477-0122
  • Sidnei Vieira Marinho sidnei@univali.br
    Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-0396-5898

DOI:

10.14211/ibjesb.e2073

Palavras-chave:

Startup. Modelo de negócio. Escalabilidade. Expansão de negócios. Franquias.

Resumo

O caso da “Use Bike” apresenta o dilema vivido por César e seus sócios para encontrar uma forma de expandir seu negócio. Inicialmente, eles têm duas alternativas: o método de venda por representantes comerciais ou a expansão por franquias. A experiência empresarial revela os diversos desafios, bem como as vantagens associadas a cada uma das escolhas. O uso de representantes comerciais implica na necessidade de maior investimento para aquisição de bicicletas e expansão do negócio e, consequentemente, maiores desafios com relação ao fluxo de caixa. Por outro lado, criar um modelo para franquias, que permita reproduzir o sucesso do negócio, exige vencer desafios e complexidades. A apresentação dessas experiências, com informações sobre a implantação do projeto e considerações coletadas diretamente dos executivos da empresa, tem a finalidade de permitir que alunos sejam capazes de discutir a jornada empreendedora, a partir da validação de modelos de negócios e das possibilidades de escalabilidade de uma startup que não é exclusivamente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gianfranco da Silva Araujo, Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é Bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2003), Pós-Graduação em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004). Mestre em Gestão, Internacionalização e Logística pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2017). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários e Vice Coordenador do Curso Técnico em Transações Imobiliárias. Experiência nas áreas de Administração, Informática em Educação.

Odilo Schwade Junior, Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), com trabalho de graduação na Área de Segurança de Informações, MBA em Gerência de Projetos (2013) e Mestre em Administração (Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística). Co-fundador da HARDS a primeira aceleradora de startups de hardware+software do Brasil e da MOA Venture Partners. Foi coordenador do UNIINOVA - Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIVALI e da ITE - Incubadora Tecnológica Empresarial da UNIVALI e atuou como Professor nos cursos de graduação em Sistemas Para Internet, Ciência da Computação, Engenharia da Produção e Administração e no curso de MBA em Gerência de Projetos da UNIVALI. Participou do programa de Capacitação do SEBRAE/SC - Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses - StartupSC, onde teve contatos com diversos empreendedores, mentores, investidores e organizações envolvidas no ecossistema de Startups do Brasil. Tem interesse e busca participar e colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro, sendo no desenvolvimento de startups, de empreendedores e em tópicos relacionados a educação empreendedora. Foi um dos primeiros voluntários na Costa Valley, comunidade de startups de Balneário Camboriú, Itajaí e região e atua a nível nacional fomentando comunidades de startups. Atua como facilitador de Startup Weekend pela Techstars no Brasil.

Anete Alberton, Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

é doutora e mestra em Engenharia de Produção (2003 e 1996), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Graduação em Administração (1992), Engenharia Civil (1991) e Educação Artística (1988) pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG/RS). Professora titular das disciplinas: Sustentabilidade & Agendas Globais para o DS, Cases Empresariais e Seminários de Pesquisa. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI), do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPGIL/UNIVALI) e do curso de Graduação em Administração (UNIVALI/SC). Publicou em revistas de relevante impacto como: Business Strategy and the Environment, Corporate Social Responsibility and Environmental Management , Sustainability, Journal of Small Business and Enterprise Development, Employee Relations, Journal of Contemporary Hospitality Management, RAC - Revista de Administração Contemporânea; RAP- Revista de Administração Pública, REGE - Revista de Gestão da USP, RGSA ? Revista de Gestão Socioambiental, entre outras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fluxo de caixa, plano de negócio, análise de investimentos, gestão de empreendimentos turísticos, gestão ambiental e gestão de pequenas empresas.

Sidnei Vieira Marinho, Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC, Brasil

possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1996) e Administração (2012), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de Graduação em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial, Internacionalização e Logística (PMPGIL). Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Coordenador do curso de especialização em Gestão Universitária (convênio com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE) e do curso de especialização em Engenharia de Produção, Processos e Qualidade. Líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão (NuTEG). Editor da Revista Alcance (2009-2015) e atualmente Editor Assistente da seção de casos para ensino da revista. Editor Associado da Revista de Administração Contemporânea (RAC). Líder do tema Casos para Ensino da Divisão EPQ/ANPAD (2015-2017). Fez parte do Comitê Científico da divisão EPQ/ANPAD no triênio 2018-2020. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Referências

Associação Brasileira de Franquias. (2015). Números do Franchising. Recuperado de http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/desempenho-franchising-novo-2015.pdf

Blank, S, & Dorf, B. (2014). Startup: Manual do Empreendedor – O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Rio de Janeiro: Alta Books.

Degen, R. J. (2009). O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Endeavor Brasil. (2016). Os Perfis dos Empreendedores Brasileiros. Recuperado de http://quiz.endeavor.org.br/perfilempreendedor/

Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing (14a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lei nº 8.420, de 8 de maio de 1992. (1992). Introduz alterações na Lei nº 3.886, de 9 de dezembro de 1965, que regula as atividades dos representantes autônomos. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8420.htm

Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994. (1994). Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm

Lei nº 4.886, de 9 dezembro de 1965. (1965). Regula as atividades dos representantes comerciais autônomos. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4886.htm

Maximiano, A. C. A. (2011). Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. (2ª ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Michael, S. C. (2003). First mover advantage through franchising. Journal of Business Venturing, 18(1), 61-80. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(01)00085-4 DOI: https://doi.org/10.1016/S0883-9026(01)00085-4

Ministério do Turismo. (2015). Turismo movimenta R$492 bilhões no Brasil. Recuperado de https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-movimenta-r-492-bilhoes-no-brasil

Osterwalder, A. (2004). The business model ontology: a proposition in a design science approach (Doctoral dissertation). Faculté des Hautes Études Commerciales, Université de Lausanne, Lausanne, Suíça.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios – Um manual para Visionários, Inovadores e Revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books.

Ries, E. (2012). A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel.

Silva Júnior, O. F. P. (2014) Empreendedorismo: a base do sucesso. Itajaí, SC: Editora da Univali.

Teece, D. J. (2010). Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, 43(2-3), 172-194. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 785     Caso de ensino (pdf) downloads: 122 Caso de ensino Viewer (xml, epub, html) downloads: 0 Caso de ensino Mobile downloads: 0 Notas de ensino downloads: 39

Como Citar

Araujo, G. da S., Schwade Junior, O., Alberton, A., & Marinho, S. V. (2023). Como escalar uma startup? O caso da Use Bike e a expansão da locação de bicicletas em hotéis no Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2073. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2073

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.