Espedito Seleiro: Da chinela de Lampião à Sandália de Maria Bonita

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v8i2.1371

Palabras clave:

Espedito Seleiro, Marketing, Produto, Inovação

Resumen

Objetivo: Contribuir para os entendimentos dos conceitos de Marketing, enfatizando o composto de marketing, em produto, principalmente quando se refere à elaboração de novas peças, praça e promoção.

 

Método: O caso foi escrito a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas, observação e dados secundários. As entrevistas se deram com Espedito e com pessoas imprescindíveis à realização das atividades realizadas pelo artesão.

 

Originalidade/Relevância: Por meio caso é apresentada a trajetória profissional e de vida do Mestre Espedito Seleiro, um patrimônio cultural vivo da região do Nordeste brasileiro.

 

Resultados: O caso narra a trajetória do mestre e a forma de como ele se reinventou no mercado, repensando seus produtos e seu público-alvo.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: A riqueza de detalhes, únicos da trajetória de vida do mestre Espedito Seleiro, tornam a aplicação do caso para ensino em sala de aula mais atraente e interessante.

 

Contribuições sociais / para a gestão: O caso convida o leitor/discente a refletir sobre a manutenção de atividades, como o artesanato, no mercado, ressaltando  a necessidade de inovação em novos contextos.

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Biografía del autor/a

Antonio Messias Valdevino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba -PPGA/UFPB, Paraíba, (Brasil).

Halana Adelino Brandão, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pernambuco, (Brasil). Professora no Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Ceará.

 

Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Paraíba, (Brasil). 

Jailson Santana Carneiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - PPGA/UFPB, Paraíba, (Brasil). linha de Marketing e Sociedade. Professor substituto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Pernambuco. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). 

Citas

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Kotler, R. P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a Bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall.

Las Casas, A. L. (2006). Administração de Marketing: conceitos, planejamentos e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas.

Lucetti, H., & Lucena, M. (1995). Lampião e o Estado maior do Cangaço. Crato - CE: Craturismo.

Urdan, A. T., & Urdan, F. T. (2010a). Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas.

Urdan, A. T., & Urdan, F. T. (2010b). Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas.

Publicado

22-04-2019

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Cómo citar

Valdevino, A. M., Brandão, H. A., dos Santos, Ítalo A. T., & Carneiro, J. S. (2019). Espedito Seleiro: Da chinela de Lampião à Sandália de Maria Bonita. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(2), 392–409. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i2.1371

Número

Sección

Caso de enseñanza

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