Espedito Seleiro: Da chinela de Lampião à Sandália de Maria Bonita
DOI:
10.14211/regepe.v8i2.1371Palavras-chave:
Espedito Seleiro, Marketing, Produto, InovaçãoResumo
Objetivo: Contribuir para os entendimentos dos conceitos de Marketing, enfatizando o composto de marketing, em produto, principalmente quando se refere à elaboração de novas peças, praça e promoção.
Método: O caso foi escrito a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas, observação e dados secundários. As entrevistas se deram com Espedito e com pessoas imprescindíveis à realização das atividades realizadas pelo artesão.
Originalidade/Relevância: Por meio caso é apresentada a trajetória profissional e de vida do Mestre Espedito Seleiro, um patrimônio cultural vivo da região do Nordeste brasileiro.
Resultados: O caso narra a trajetória do mestre e a forma de como ele se reinventou no mercado, repensando seus produtos e seu público-alvo.
Contribuições teóricas/metodológicas: A riqueza de detalhes, únicos da trajetória de vida do mestre Espedito Seleiro, tornam a aplicação do caso para ensino em sala de aula mais atraente e interessante.
Contribuições sociais / para a gestão: O caso convida o leitor/discente a refletir sobre a manutenção de atividades, como o artesanato, no mercado, ressaltando a necessidade de inovação em novos contextos.
Downloads
Referências
Félix, F. K. L., & Alencar, F. A. G. (2011). O vaqueiro e a vaquejada: do trabalho nas fazendas de gado ao esporte nas cidades. Revista Geográfica de América Central, v. 47, pp. 1-13.
Kotler, R. P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing: a Bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall.
Las Casas, A. L. (2006). Administração de Marketing: conceitos, planejamentos e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas.
Lucetti, H., & Lucena, M. (1995). Lampião e o Estado maior do Cangaço. Crato - CE: Craturismo.
Urdan, A. T., & Urdan, F. T. (2010a). Marketing Estratégico no Brasil. São Paulo: Atlas.
Urdan, A. T., & Urdan, F. T. (2010b). Gestão do Composto de Marketing. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1964 PDF downloads: 738
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.