Comportamento e Potencial Empreendedor à luz da Escala de Carland Entrepreneurship Index (CEI), na Ótica de Estudantes Universitários

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v9i3.1636

Palabras clave:

Empreendedorismo, Ensino de empreendedorismo, Potencial empreendedor

Resumen

Objetivo: analisar a contribuição do ensino de empreendedorismo para o desenvolvimento do potencial empreendedor dos estudantes de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. 

Método: o estudo foi dividido em duas etapas: (1) uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualitativa; e (2) um estudo quantitativo, por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados utilizado foi proposto por Carland, Carland e Hoy (1992), denominado de Carland Entrepreneurship Index (CEI).

Originalidade/Relevância: a pesquisa aprofunda a discussão acerca do potencial empreendedor e do ensino de empreendedorismo, no âmbito da Educação Superior, evidenciando fatores empíricos decisivos para a formação de novos gestores empreendedores.

Resultados: os mecanismos metodológicos mostraram a existência de conhecimentos congruentes entre o modelo testado e os conteúdos disseminados em sala de aula, evidenciando, com isso, a contribuição para a formação empreendedora dos estudantes, nos quesitos decrescentes de identificação de potencial empreendedor, tanto para micro quanto para macroempreendedores.

Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo contribui com a literatura, ao sinalizar, por meio das proposições empíricas, que a integralização de conteúdos, no processo da formação do estudante, exerce uma função balizadora na construção de comportamentos voltados à educação empreendedora.

Contribuições sociais/para a gestão:  os achados em campo foram salutares ao direcionamento da gestão pedagógica e da equipe docente, no que diz respeito à interdisciplinaridade de conteúdos de formação empreendedora, nos núcleos de formação básica, complementar e no conteúdo dos estudos quantitativos e de suas tecnologias, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração.

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Biografía del autor/a

Marta Elisa Morais da Silva Bendor, Centro Universitário - UNINTA

Mestra em Administração pela Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina, Brasil. Professora do Centro Universitário - Uninta, São Paulo. 

Fernando Cesar Lenzi, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária -FEA/USP, São Paulo, Brasil. Professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina.

Antônia Marcia Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

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Publicado

01-05-2020

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Cómo citar

Bendor, M. E. M. da S., Lenzi, F. C., & Sousa, A. M. R. (2020). Comportamento e Potencial Empreendedor à luz da Escala de Carland Entrepreneurship Index (CEI), na Ótica de Estudantes Universitários. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(3), 272–302. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1636

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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