Missão empreendedora das universidades na abordagem das Capacidades Dinâmicas: Um estudo multicasos no sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2164

Palavras-chave:

Escritórios de transferência de tecnologia universitários, Capacidades dinâmicas, Missão empreendedora da universidade

Resumo

Objetivos do estudo: Com o objetivo de compreender como universidades do sul do Brasil tem desenvolvido sua missão empreendedora, este estudo analisar o papel de seus escritórios de transferência de tecnologia (TTOs) pelas lentes da teoria das capacidades dinâmicas, considerando-se as práticas de sensing, seizing e transforming. Metodologia: abordagem qualitativa e estratégia de estudo de casos múltiplos contendo 31 entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com diferentes atores ligados aos escritórios de transferência de tecnologia , além de pesquisa documental. Principais resultados: O estudo revelou que as práticas de sensing, seizing e transforming tem sido adotadas pelos escritórios de transferência de tecnologia  das universidades e estão servindo de suporte para que elas enfrentem um novo cenário em que a educação superior é representada por demandas empreendedoras e inovadoras. Contribuições teóricas: reside no debate de como universidades do Brasil estão gerenciando estrategicamente suas práticas a fim de se adaptar a uma nova era na educação por meio de capacidades dinâmicas. Relevância/ Originalidade: Esta pesquisa oferece um processo de análise que incluiu microfundamentos das capacidades dinâmicas e sua importância para o desenvolvimento e avanço da terceira missão das universidades, contribuindo para a originalidade do estudo. Contribuições para a gestão: oferecer uma visão nova de modelos e práticas para que outras universidades, que vem buscando operar em uma dimensão empreendedora, possam se beneficiar.

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Biografia do Autor

Vivien Mariane Massaneiro Kaniak, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é doutora em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Gestão pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Gestão de Pessoas, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Administração pela Faculdade Estácio de Sá. Tem experiência docente nas áreas de gestão de pessoas e psicologia do trabalho. 

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é mestre em administração de empresas pelo COPPEAD/UFRJ (1979) e doutora em filosofia em estudos de gestão pela Cranfield University, Inglaterra (1996). Realizou pesquisa de pós-doutorado em gestão de turismo junto à Universidade de Bournemouth, Inglaterra (2000). Mais tarde, em 2001, esteve envolvida num projeto de investigação sobre pequenas empresas turísticas e empreendedorismo, em colaboração com a professora Alison Morrison, na Universidade de Strathclyde, na Escócia. Em 2007 passou um ano sabático na HEC, Montreal, Canadá, trabalhando num projeto de investigação sobre o processo de empreendedorismo sob a orientação do Prof. Louis Filion. Em 2015 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre empreendedorismo na FGV-SP, em colaboração com o Prof. Tales Andreassi. Trabalhou como professora titular na Universidade Federal de Sergipe (UFS) por cerca de 32 anos. Na UFS participou como pesquisadora, docente e orientadora no programa de mestrado em desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA) e também no programa de mestrado profissional em economia (NUPEC). Na UFS liderou a equipa de criação do programa de mestrado em administração de empresas (PROPADM). Após o início deste mestrado em 2011 foi coordenadora do programa por 3 anos. Atuou como professora titular da Universidade Federal do Paraná por cerca de 10 anos e participou dos programas de mestrado e doutorado em administração (PPGADM). Atuou no CNPq como bolsista de produtividade de 1998 a 2022. Seus principais interesses de pesquisa incluem Empreendedorismo Sustentável; Empreendedorismo e Inovação, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras; Empreendedorismo no Turismo e Gestão de Pequenos Negócios Turísticos; Pesquisa Qualitativa em Gestão.

Adriana Roseli Wunsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é Professora titular em Administração da Universidade Federal do Paraná/PR. Atua nos cursos de Doutorado e Mestrado em Administração. Coordena o grupo de pesquisa Estratégia, Dinâmica e Comportamento em Organizações - Processos e Práticas, registrado no CNPQ. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná/UFPR e Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo/USP, com doutorado sanduíche na Lancaster University (UK). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Fundação Getúlio Vargas/SP. Foi professora visitante na Mendel University (CZ) e realizou projeto de pesquisa na Manchester Business School (UK) com financiamento da British Academy. É também especialista em Projetos Empresariais, Sociologia Política e Ensino Superior.

Ananda Silva Singh, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil

é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica. É doutora e mestre em Administração de Empresas e graduada em Engenharia de Produção e em Administração de Empresas. Seus principais interesses de pesquisa são: Ensino e Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

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Publicado

23-06-2023

Como Citar

Kaniak, V. M. M., Teixeira, R. M., Takahashi, A. R. W., & Singh, A. S. (2023). Missão empreendedora das universidades na abordagem das Capacidades Dinâmicas: Um estudo multicasos no sul do Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2164. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2164

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa