Como a inovação social gera impacto social? Contribuições de uma meta-síntese

Autores

  • Ronalty Oliveira Rocha Curso de Tecnologia em Secretariado, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, AP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4943-4195
  • Adriana Roseli Wunsch Takahashi Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4738-5273
  • Andrea Paula Segatto Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8903-9256

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2279

Palavras-chave:

Agente promotor de inovação social, Facilitadores/impulsionadores da inovação social, Rede de atores

Resumo

Objetivo: Analisar como ações e práticas de inovação social, retratadas em estudos de caso, geram impacto social. Metodologia: Adotou-se a meta-síntese, que ao identificar pesquisas empíricas (estudos de caso) e estabelecer análises comparativas, revelou novas possibilidades de investigação, aprofundamento e ampliação teórica. Resultados: Os resultados demostram a heterogeneidade do conceito e ações de inovação social, identificam seus agentes promotores, elementos impulsionadores e/ou ativadores, redes de atores e formas do impacto social, assim como associam a inovação e impacto social a outras abordagens e possibilidades em inovação. Contribuições teóricas e metodológicas: O estudo conseguiu sintetizar elementos preponderantes ao alcance de impacto social a partir de ações de inovação social, temáticas poucos exploradas de forma integrada. Além disso, explorou o método da meta-síntese, reforçando a aplicação dessa estratégia de pesquisa como instrumento para construção de teorias e identificação de achados que superam as conclusões originais de estudos de caso primários. Originalidade: Considerando as diferenças no reconhecimento e medição do impacto social, assim como a inexistência de um padrão sobre sua geração a partir da inovação social, esse estudo sintetiza resultados empíricos, categoriza e identifica aspectos e elementos que condicionam a geração de impacto social a partir da inovação social. Contribuições sociais / para a gestão: Além de retratar aspectos conceituais, impulsionadores e formas de impacto social, esse estudo oferece uma discussão sobre a integração entre agentes propulsores, impulsionadores e redes de atores que podem auxiliar praticantes de inovação social,  gestores públicos e sociais no estímulo e geração de resultados positivos (impacto social) a partir dessa inovação.

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Biografia do Autor

Ronalty Oliveira Rocha, Curso de Tecnologia em Secretariado, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, AP, Brasil

é professor de disciplinas de gestão no curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É doutorando em Administração na Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR), Mestre em Administração (PROPADM/UFS) e graduado em administração pela Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS). Suas áreas de interesse incluem Gestão, práticas e estratégias de inovação, inovação social, empreendedorismo, startups, adoção tecnológica etc. Seus artigos vem sendo publicado em revistas como Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business (IBJESB), Pensamiento y Gestión, Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (RPCA), Independent Journal of Management & Production (IJM&P) etc.

Adriana Roseli Wunsch Takahashi, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é Professora titular nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche na Lancaster University (UK). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Fundação Getúlio Vargas/SP. Suas áreas de interesse incluem Competências Organizacionais; Aprendizagem Organizacional e Ensino e Pesquisa em Administração. Seus artigos vem sendo publicado em revistas como Management & Organizational History, Organizações & Sociedade, Revista de Administração Contemporânea etc.

Andrea Paula Segatto, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é Professora titular nos cursos de Doutorado, Mestrado e Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui doutorado e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Administração e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Suas áreas de interesse incluem Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Alianças, cooperações e parcerias tecnológicas, Negócios de Impacto Social, Inovações sociais e transferência de tecnologia. Seus artigos vem sendo publicado em revistas como International Journal on Management of Innovation & Technology, RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, International Journal Of Social Ecology And Sustainable Development, International Journal Of Entrepreneurship And Innovation etc.

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Publicado

01-04-2023

Como Citar

Rocha, R. O., Takahashi, A. R. W., & Segatto, A. P. (2023). Como a inovação social gera impacto social? Contribuições de uma meta-síntese. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2279. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2279

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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