A Prática Estratégica de Pesquisa de Mercado no Processo de Internacionalização de uma Pequena Cervejaria do Sul do Brasil

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v8i1.893

Palavras-chave:

Prática Estratégica, Estratégia como Prática, Internacionalização, Pequena Empresa, Estudo de Caso

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como ocorre a integração entre os níveis intra e extraorganizacionais na prática estratégica de pesquisa de mercado no processo de internacionalização, considerando o diagrama de Whittington (2006). Foi adotada a metodologia qualitativa por meio do estudo de caso único. A seleção do caso ocorreu de forma não aleatória, por acessibilidade e intencional pelo fenômeno que se buscou analisar. Foi selecionada uma empresa do ramo cervejeiro localizada em Santa Catarina (SC), sul do Brasil, que contratou um serviço de consultoria para inserir-se no mercado internacional. As técnicas de coleta de dados incluíram entrevista semiestruturada, análise documental e observação direta, assegurando a triangulação para a interpretação dos dados. Os dados foram analisados por meio da análise da narrativa e técnica pattern matching. Os resultados confirmam que a integração entre os níveis intra e extraorganizacionais na prática estratégica ocorre por meio de práxis estratégicas pontuais e situadas, nos contatos frequentes e constante envolvimento entre os praticantes com a promoção de ações (dos consultores) que influenciam positivamente nas estratégias da organização, evidenciando que os praticantes são capazes de sintetizar novas práticas e abrirem novos horizontes, eles podem ainda introduzir mais praticantes e novas práxis, em linha com o que propõe Whittington (2006).

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Biografia do Autor

Christiane Ferreira Bellucci, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Santa Catarina. 

Rosalia Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora Administração pela Universitat de València, UV, (Espanha). Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina -  UFSC, Santa Catarina, Brasil.

Carla Regina Magagnin Roczanski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil).

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

Bellucci, C. F., Lavarda, R. B., & Roczanski, C. R. M. (2019). A Prática Estratégica de Pesquisa de Mercado no Processo de Internacionalização de uma Pequena Cervejaria do Sul do Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(1), 24–51. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i1.893

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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