Missão empreendedora das universidades na abordagem das Capacidades Dinâmicas: Um estudo multicasos no sul do Brasil

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2164

Palavras-chave:

Escritórios de transferência de tecnologia universitários, Capacidades dinâmicas, Missão empreendedora da universidade

Resumo

Objetivos do estudo: Com o objetivo de compreender como universidades do sul do Brasil tem desenvolvido sua missão empreendedora, este estudo analisar o papel de seus escritórios de transferência de tecnologia (TTOs) pelas lentes da teoria das capacidades dinâmicas, considerando-se as práticas de sensing, seizing e transforming. Metodologia: abordagem qualitativa e estratégia de estudo de casos múltiplos contendo 31 entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com diferentes atores ligados aos escritórios de transferência de tecnologia , além de pesquisa documental. Principais resultados: O estudo revelou que as práticas de sensing, seizing e transforming tem sido adotadas pelos escritórios de transferência de tecnologia  das universidades e estão servindo de suporte para que elas enfrentem um novo cenário em que a educação superior é representada por demandas empreendedoras e inovadoras. Contribuições teóricas: reside no debate de como universidades do Brasil estão gerenciando estrategicamente suas práticas a fim de se adaptar a uma nova era na educação por meio de capacidades dinâmicas. Relevância/ Originalidade: Esta pesquisa oferece um processo de análise que incluiu microfundamentos das capacidades dinâmicas e sua importância para o desenvolvimento e avanço da terceira missão das universidades, contribuindo para a originalidade do estudo. Contribuições para a gestão: oferecer uma visão nova de modelos e práticas para que outras universidades, que vem buscando operar em uma dimensão empreendedora, possam se beneficiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Mariane Massaneiro Kaniak, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é doutora em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Gestão pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Gestão de Pessoas, Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Administração pela Faculdade Estácio de Sá. Tem experiência docente nas áreas de gestão de pessoas e psicologia do trabalho. 

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é mestre em administração de empresas pelo COPPEAD/UFRJ (1979) e doutora em filosofia em estudos de gestão pela Cranfield University, Inglaterra (1996). Realizou pesquisa de pós-doutorado em gestão de turismo junto à Universidade de Bournemouth, Inglaterra (2000). Mais tarde, em 2001, esteve envolvida num projeto de investigação sobre pequenas empresas turísticas e empreendedorismo, em colaboração com a professora Alison Morrison, na Universidade de Strathclyde, na Escócia. Em 2007 passou um ano sabático na HEC, Montreal, Canadá, trabalhando num projeto de investigação sobre o processo de empreendedorismo sob a orientação do Prof. Louis Filion. Em 2015 realizou pesquisa de pós-doutorado sobre empreendedorismo na FGV-SP, em colaboração com o Prof. Tales Andreassi. Trabalhou como professora titular na Universidade Federal de Sergipe (UFS) por cerca de 32 anos. Na UFS participou como pesquisadora, docente e orientadora no programa de mestrado em desenvolvimento e meio ambiente (PRODEMA) e também no programa de mestrado profissional em economia (NUPEC). Na UFS liderou a equipa de criação do programa de mestrado em administração de empresas (PROPADM). Após o início deste mestrado em 2011 foi coordenadora do programa por 3 anos. Atuou como professora titular da Universidade Federal do Paraná por cerca de 10 anos e participou dos programas de mestrado e doutorado em administração (PPGADM). Atuou no CNPq como bolsista de produtividade de 1998 a 2022. Seus principais interesses de pesquisa incluem Empreendedorismo Sustentável; Empreendedorismo e Inovação, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras; Empreendedorismo no Turismo e Gestão de Pequenos Negócios Turísticos; Pesquisa Qualitativa em Gestão.

Adriana Roseli Wunsch Takahashi, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

é Professora titular em Administração da Universidade Federal do Paraná/PR. Atua nos cursos de Doutorado e Mestrado em Administração. Coordena o grupo de pesquisa Estratégia, Dinâmica e Comportamento em Organizações - Processos e Práticas, registrado no CNPQ. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná/UFPR e Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo/USP, com doutorado sanduíche na Lancaster University (UK). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Fundação Getúlio Vargas/SP. Foi professora visitante na Mendel University (CZ) e realizou projeto de pesquisa na Manchester Business School (UK) com financiamento da British Academy. É também especialista em Projetos Empresariais, Sociologia Política e Ensino Superior.

Ananda Silva Singh, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil

é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Santa Mônica. É doutora e mestre em Administração de Empresas e graduada em Engenharia de Produção e em Administração de Empresas. Seus principais interesses de pesquisa são: Ensino e Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Referências

Anderson, R. M., Heesterbeek, H., Klinkenberg, D., & Hollingsworth, T. D. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, 395(10228), 931-934. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5

Abreu, M., Demirel, P., Grinevich, V., & Karataş-Özkan, M. (2016). Entrepreneurial practices in research-intensive and teaching-led universities. Small Business Economics, 47(3), 695–717. https://doi.org/10.1007/s11187-016-9754-5

Baycan, T., & Arkali Olcay, G. (2021). Linking the Performance of Entrepreneurial Universities to Technoparks and University Characteristics in Turkey. Region, 8(1), 97–117. https://doi.org/10.18335/region.v8i1.300

Bellucci, A., & Pennacchio, L. (2016). University knowledge and firm innovation: evidence from European countries. The Journal of Technology Transfer, 41(4), 730–752. https://doi.org/10.1007/s10961-015-9408-9

Bergmann, H., Geissler, M., Hundt, C., & Grave, B. (2018). The climate for entrepreneurship at higher education institutions. Research Policy, 47(4), 700–716. https://doi.org/10.1016/J.RESPOL.2018.01.018

Bezanilla, M. J., García-Olalla, A., Paños-Castro, J., & Arruti, A. (2020). Developing the entrepreneurial university: Factors of influence. Sustainability (Switzerland), 12(3). https://doi.org/10.3390/su12030842

Brescia, F., Colombo, G., & Landoni, P. (2016) Organizational structures of Knowledge Transfer Offices: an analysis of the world???s top-ranked universities. Journal of Technology Transfer, v. 41, n. 1. https://doi.org/10.1007/s10961-014-9384-5

Benneworth, P., Pinheiro, R., & Sánchez-Barrioluengo, M. (2016). One size does not fit all! New perspectives on the university in the social knowledge economy. Science and Public Policy, 43(6), 731–735. https://doi.org/10.1093/scipol/scw018

Compagnucci, L., & Spigarelli, F. (2020). The Third Mission of the university: A systematic literature review on potentials and constraints. Technological Forecasting and Social Change, 161, 120284. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120284

Dalmarco, G., Hulsink W., & Blois, G. V. Creating entrepreneurial universities in an emerging economy: Evidence from Brazil. Technological forecasting and social change, 135, 99-111. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.04.015

Denti, L., & Hemlin, S. (2012). Leadership and innovation in organizations: A systematic review of factors that mediate or moderate the relationship. International Journdalal of Innovation Management, 16(3), 1–20. https://doi.org/10.1142/S1363919612400075

Desidério, P. H. M., & Zilber, M. A. (2014). Barreiras no processo de transferência tecnológica entre agências de inovação e empresas: observações em universidades públicas e privadas. Revista Gestão & Tecnologia, 14(2), 99-124. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2014.v14i2.650

Dornbusch, F., & Neuhäusler, P. (2015). Composition of inventor teams and technological progress – The role of collaboration between academia and industry. Research Policy, 44(7), 1360–1375. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.respol.2015.04.003

Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. Academic Management Review, 14(4), 532–550. https://doi.org/10.2307/258557

Etzkowitz, H., Webster, A. & Healey, P. (Eds.). (1998). Capitalizing Knowledge. New Intersections of Industry and Academia. New York, NY: State University of New Press, pp. 1-17.

Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (1998). A Triple Helix of University—Industry—Government Relations: Introduction. Industry and Higher Education, 12(4), 197–201. https://doi.org/10.1177/095042229801200402

Etzkowitz, H. (2002). MIT and the Rise of Entrepreneurial Science. (T. & F. E-Library, Ed.). New York: Guedes.

Etzkowitz, H., Webster, A., Gebhardt, C., & Cantisano Terra, B. R. (2000). The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, 29, 313–330.

Fini, R., Rasmussen, E., Siegel, D. S., & Wiklund, J. (2018). Re-thinking the commercialization of public science: from entrepreneurial outcomes to societal impacts. Academy of Management Perspectives, 6(6), 1–25. https://doi.org/10.5465/amp.2017.0206

Gallardo, F. O., & Navarro, J. R. (2003). A model of strategic change: Universities and dynamic capabilities. Higher Education Policy, 16(2), 199–212. https://doi.org/10.1057/palgrave.hep.8300016

Giuri, P. et al. 2019. The strategic orientation of universities in knowledge transfer activities. Technological Forecasting and Social Change, 138, 261-278. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.09.030

Grimaldi, D., & Fernandez, V. (2017). The alignment of University curricula with the building of a Smart City: A case study from Barcelona. Technological Forecasting and Social Change, 123, 298–306. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.03.011

Guerrero, M., Urbano, D., Cunningham, J. A., & Gajón, E. (2018). Determinants of Graduates’ Start-Ups Creation across a Multi-Campus Entrepreneurial University: The Case of Monterrey Institute of Technology and Higher Education. Journal of Small Business Management, 56(1), 150–178. https://doi.org/10.1111/jsbm.12366

Guerrero, M., Heaton, S., & Urbano, D. (2020). Building universities’ intrapreneurial capabilities in the digital era: The role and impacts of Massive Open Online Courses (MOOCs). Technovation, (April), 102139. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102139

Guerrero, Maribel, Herrera, F., & Urbano, D. (2019). Strategic knowledge management within subsidised entrepreneurial university-industry partnerships. Management Decision, 57(12), 3280–3300. https://doi.org/10.1108/MD-10-2018-1126

Guerrero, M., Urbano, D., & Gajón, E. (2020). Entrepreneurial university ecosystems and graduates’ career patterns: do entrepreneurship education programmes and university business incubators matter? Journal of Management Development, 39(5), 753–775. https://doi.org/10.1108/JMD-10-2019-0439

Hayter, C. S., & Cahoy, D. R. (2016). Toward a strategic view of higher education social responsibilities: A dynamic capabilities approach. Strategic Organization, 16(1), 12–34. https://doi.org/10.1177/1476127016680564

Heaton, S., Lewin, D., & Teece, D. (2019). Managing campus entrepreneurship: Dynamic capabilities and university leadership. Managerial and Decision Economics, (January), 1–15. https://doi.org/10.1002/mde.3015

Laville, C., & Dionne, J. A. (1999). Construção do saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: ARTMED.

Leih, S., & Teece, D. (2016). Campus Leadership and the Entrepreneurial University: A Dynamic Capabilities Perspective. Academy of Management Perspectives, 30(2), 182–210. https://doi.org/10.5465/amp.2015.0022

Lopes, D. P. T., Silva, S. A., Almeida, C. M., & Martins, L. G. R. (2021). Analisando um ecossistema de educação empreendedora a partir da experiência de uma instituição pública brasileira. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/2018

Machado, H. P. V., Sartori, R., & Crubellate, J. M. (2017). Institucionalização De Núcleos De Inovação Tecnológica Em Instituições De Ciência E Tecnologia Da Região Sul Do Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 23(3), 5–31. https://doi.org/10.1590/1413-2311.177.67190

Merriam, S. B. (2009). Qualitative Research: A guide to design and Implementation (2a ed.). San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldana, J. (2014). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook (3rd ed.). Arizona: Sage Publications.

Mora, J. G., Ferreira, C., Vidal, J., & Vieira, M. J. (2015). Higher education in Albania: developing third mission activities. Tertiary Education and Management, 21(1), 29–40. https://doi.org/10.1080/13583883.2014.994556

Moraes, G. H. S., Fischer, B. B., Campos, M. L., & Schaeffer, P. R. (2020). University Ecosystems and the Commitment of Faculty Members to Support Entrepreneurial Activity. BAR - Brazilian Administration Review, 17(2), 1–26. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2020190013

O’Reilly, N. M., & Robbins, P. (2018). Dynamic capabilities and the entrepreneurial university: a perspective on the knowledge transfer capabilities of universities. Journal of Small Business and Entrepreneurship, 0(0), 1–21. https://doi.org/10.1080/08276331.2018.1490510

O’Reilly, N. M., Robbins, P. & Scanlan, J. (2019). Dynamic capabilities and the entrepreneurial university: a perspective on the knowledge transfer capabilities of universities, Journal of Small Business & Entrepreneurship, 31:3, 243-263, https://doi.org/10.1080/08276331.2018.1490510

Romero, E. C., Ferreira, J. J. M., & Fernandes, C. I. (2020). The multiple faces of the entrepreneurial university: a review of the prevailing theoretical approaches. Journal of Technology Transfer, (0123456789). https://doi.org/10.1007/s10961-020-09815-4

Ruiz, S. M. de A., & Martens, C. D. P. (2019). Universidade Empreendedora: proposição de modelo teórico. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 121–138. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.121-138

Secundo, G., Schiuma, G., & Jones, P. (2019). Strategic knowledge management models and tools for entrepreneurial universities. Management Decision, 57(12), 3217–3225. https://doi.org/10.1108/MD-12-2019-027

Siegel, D. S., Veugelers, R., & Wright, M. (2007). Technology transfer offices and commercialization of university intellectual property: Performance and policy implications. Oxford Review of Economic Policy, 23(4), 640-660. https://doi.org/10.1093/oxrep/grm036

Takahashi, A. R. W., Bulgacov, S., & Giacomini, M. M. (2017). Dynamic capabilities, operational capabilities (educational-marketing) and performance. Review of Business Management, 19(65), 375–393. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2831.

Teece, D. J. (2007). Explicating dynamic capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strat. Manag. J. 28, 1319-1350. https://doi.org/10.1002/smj.640

Teece, D. J. (2012), Routines versus Entrepreneurial Action. Journal of Management Studies, 49: 1395-1401. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2012.01080.x

Teece, D. J. (2018). Business models and Dynamic Capabilities. Long Range Plann. 51(1). 40-49. https://doi.org/10.1016/j.lrp.2017.06.007

Teece, D. J. (2016). Dynamic capabilities and entrepreneurial management in large organizations: Toward a theory of the (entrepreneurial) firm. European Economic Review, 86, 202–216. https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2015.11.006

Teece, D. J., Peteraf, M., & Leih, S. (2016). Dynamic Capabilities and Organizational Agility. California Management Review, 58(4), 4–9. https://doi.org/10.1525/cmr.2016.58.4.13

Teece, D. J., & Pisano, G. (1994). The Dynamic Capabilities of Firms: an Introduction. Industrial and Corporate Change, 3(3), 537–556.

Trencher, G., Bai, X., Evans, J., McCormick, K., & Yarime, M. (2014). University partnerships for co-designing and co-producing urban sustainability. Global Environmental Change, 28, 153–165. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2014.06.009

Woolf, N. H., & Silver, C. (2018). Qualitative analysis using NVivo. New York: Taylor & Francis.

World University Ranks. (2020). Retrieved July 14, 2020, from https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2020/world-ranking#!/page/0/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats

Yin, R. (2017). Case Study Research and Applications: Design and Methods (6th ed.). Sage Publications.

Yin, R. K. (2011). Qualitative Research from Start to Finish. New York, NY, USA: The Guilford Press.

Yuan, C., Li, Y., Vlas, C. O., & Peng, M. W. (2018). Dynamic capabilities, subnational environment, and university technology transfer. Strategic Organization, 16(1), 35–60. https://doi.org/10.1177/1476127016667969

Zahra, S. A. (2000). The changing rules of global competitiveness in the 21st century. The Academy of Management Executive, 13(1), 36–42. https://doi.org/10.1108/eb046384

Zahra, S. A., Sapienza, H. J., & Davidsson, P. (2006). Entrepreneurship and Dynamic Capabilities: A Review, Model and Research Agenda. Journal of Management Studies, 43(3), 917–955

Publicado

23-06-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 545     pdf (English) downloads: 90 Viewer (xml, epub, html) (English) downloads: 0 Mobile (English) downloads: 0 Áudio downloads: 12 Audio (English) downloads: 14 Áudio (Español (España)) downloads: 17 Video (subtitles: pt, en, es) (English) downloads: 17

Como Citar

Kaniak, V. M. M., Teixeira, R. M., Takahashi, A. R. W., & Singh, A. S. (2023). Missão empreendedora das universidades na abordagem das Capacidades Dinâmicas: Um estudo multicasos no sul do Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2164. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2164

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.